Duration modificada – Indo ao que interessa. A interpretação dessa fórmula é que a cada 1% de variação na taxa Selic, teremos 2,53% de variação, em sentido oposto, no valor do título. Ou seja, se a Selic se valorizar 1%, nosso título perderá 2,53% em seu valor (e vice-versa).
Via de regra, os ativos que possuem prazos mais longos de vencimento costumam apresentar maior volatilidade. Assim, é importante ressaltar que se você possui um longo horizonte de tempo, e investe num fundo focado em entregar resultados de longo prazo, seus recursos podem estar sujeito à maior volatilidade.
Como calcular a Duration Ao calcular a duration, você terá uma medida de quantos anos, em média ponderada, você levará para receber o principal e os juros do título. Dessa forma, pega-se cada fluxo de pagamentos e os multiplica pelo seu prazo de recebimento.
Se você investe em títulos públicos prefixados e indexados à inflação, a gestão do duration (a tradução literal é “duração”, mas ninguém fala assim) é vital para a controle do risco da sua carteira de investimentos. Resumidamente, o duration é o tempo médio em que você recebe os pagamentos de um investimento.
Logo, pode-se afirmar que, quanto maior for o prazo do título, maior será a sua sensibilidade a oscilação da taxa de juros. Por isso, o duration é considerado um importante indicador de risco dentro da gestão de investimentos.
O fundo de investimento cujo prazo médio da carteira de títulos permaneça igual ou inferior a 365 dias por mais de 3 vezes ou por mais de 45 dias, no ano-calendário, fica desenquadrado da categoria de fundo de longo prazo.
Quanto menor for o prazo de um título de renda fixa: Maior tenderá ser sua rentabilidade esperada.
Nos investimentos de curto prazo, ou seja, de seis meses a dois anos, a liquidez será considerada alta. Por outro lado, quanto maior a sua liquidez, menor poderá ser a sua rentabilidade.
Por que investir a longo prazo dá mais retorno. Como unir o longo prazo à diversificação do portfólio. Como o investidor de renda variável se beneficia do longo prazo....CDB.
No mercado financeiro, vale lembrar que, quanto maior a volatilidade, maior o potencial de valorização. Logo, se você investir no ativo “y”, terá melhores chances de ganhar dinheiro — já que a margem de oscilação é maior. Na mesma medida, porém, você poderá perder mais dinheiro, justamente pela maior volatilidade.
Os investimentos a curto prazo são aqueles que geram retorno de até 2 anos, enquanto os de longo prazo são aplicações acima disso ou que perduram até o profissional se aposentar.
Para efeitos de tributação, os fundos de renda fixa são divididos em dois tipos. Os de longo prazo são compostos por papéis com vencimento acima de 365 dias, em média. Já a carteira dos fundos de curto prazo é formada por papéis com vencimento abaixo de 365 dias, em média.
As taxas de juros de curto prazo são aquelas associadas a investimentos que maturam rapidamente; já as taxas de juros de longo prazo dizem respeito a aplicações financeiras com vencimento mais longo.
Investimentos para perfil moderado
Previdência Privada. Por fim, a Previdência Privada é mais uma opção para ter renda mensal. Ela é um investimento complementar com foco em médio e longo prazo que visa garantir ao titular ou seu beneficiário uma renda passiva. Por isso, é muito utilizada para o objetivo de aposentadoria.