Não use exemplos em partes de seu texto que já são bastante compreensivas, não é necessário exemplificar algo que o examinador facilmente entenderá. Procure exemplificar apenas suas idéias de difícil compreensão ou abstratas.
Como posso fazer essa ponte sem parecer ignorante??? Não há problemas em citar séries e filmes, você só precisa contextualizar com o tema, ou seja, assim como outras referências, você pode usar assuntos retratados na ficção para exemplificar o que acontece na realidade.
Técnicas de como utilizar filmes e séries na redação Reconhecer esses temas e estabelecer uma relação com seu recorte temático é essencial para conseguir adaptar essas referências ao seu texto. Filmes aclamados pela crítica geralmente abordam temas contemporâneos importantes ou até mesmo temas atemporais e universais.
Como são obras ficcionais, é preciso tomar alguns cuidados ao utilizar os filmes na redação. Os professores recomendam que eles sejam usados só para contextualizar o tema ou fazer analogias com a realidade. Dê uma olhada em dois exemplos de redações nota mil que utilizaram filmes em seus textos.
NOME do filme. Direção: nome do diretor. Produção: nome do produtor. Local: Distribuidora do filme, ano....De acordo com ela, as referências de um filme devem conter, obrigatoriamente:
Resenha de filme: como fazer (com exemplos)
Como usar a Constituição de 1988 em suas redações?
O bom é começar o texto expondo as causas e consequências de determinada ação dita no tema. É aqui que você elabora suas hipóteses sobre o assunto, e começa seu processo de argumentação. Geralmente, as causas ficam em um parágrafo e as consequências em outro, mas isso não é regra.
8 Dicas para construir um bom desenvolvimento na redação
O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.
Passo: Desenvolvimento O desenvolvimento é elaborado em no máximo três parágrafos. No segundo parágrafo da redação, vamos contestar a tese, tentando buscar o porquê de haver tal problema ou tal situação. No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral.
Lembre-se de que, neste momento, o de desenvolvimento, você criará a estrutura própria do texto dissertativo-argumentativo: o problema, a estratégia e a solução....Para ambos os parágrafos, empregue a seguinte estrutura:
A segunda parte da estrutura da redação do Enem é o desenvolvimento. Indica-se separar, pelo menos, dois parágrafos para se desenvolver o tema e a tese. É aqui que você deverá mostrar ao leitor que o seu ponto de vista a respeito do tema é coerente e talvez quem sabe convencê-lo de que é o certo.
A redação na prova do Enem deve ter entre 7 e 30 linhas. Qualquer texto que não cumpra com esse limite será zerado pelo corretor. Para alguns especialistas, o ideal é que o texto definitivo fique com um número de linhas acima de 20.
As 5 competências do Enem são as seguintes: Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa. Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
2. Desenvolvimento. Na estrutura da redação Enem, os próximos dois ou três parágrafos do seu texto devem ser dedicados ao desenvolvimento do seus argumentos, utilizando cerca de 7 linhas para cada.