O partograma compreende 4 partes, que devem ser preenchidas de hora em hora, ou quando a gestante for reavaliada.
O uso do partograma é recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela FEBRASGO. LINHA DE ALERTA: traçada cruzando o quadrado abaixo da marca da dilatação, atravessando todos os quadrados na diagonal. LINHA DE AÇÃO: é traçada paralela 4 quadrados (horas) à direita da linha de alerta.
As contrações uterinas devem ser avaliadas pelo menos a cada hora, durante 10 minutos. Sua representação no partograma é feita por um retângulo: totalmente preenchido quando sua duração for de 40 segundos ou mais, e somente pela metade quando a contração durou entre 20 e 39 segundos.
O partograma serve como um”sistema precoce de aviso” e ajuda numa decisão antecipada em transferir, conduzir e finalizar o trabalho de parto. Ele também aumenta a qualidade e a regularidade de todas as observações da mãe e do feto, ajudando no reconhecimento precoce de problema com eles.
Descida, insinuação, extensão, rotação interna, flexão, rotação externa e expulsão são, respectivamente, os mecanismos de adaptação do feto. ... Você precisa saber diferenciar os Estágios do Parto dos Mecanismos do Parto.
Na posição transversal, o bebê fica deitado de forma atravessada no útero. Quando a gestante entra no trabalho de parto com o feto nessa apresentação, é impossível a realização do parto normal. Portanto, a posição transversal obriga a realização de uma cesárea.
Normalmente, o bebê fica na posição cefálica, que é encaixado para nascer de parto normal, até os 7 meses mais ou menos. Não é impossível que ele deixe a posição pélvica nos últimos instantes”, esclarece Elizabeth Leão, ginecologista e obstetra do hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.