O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação. Ele indica o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.
São eles: o texto prescritivo e o injuntivo. O chamado texto prescritivo, que nos remete à noção de prescrever, trata-se de algo que deve ser cumprido à risca, cujas instruções são inquestionáveis, ou seja, devemos segui-las ao “pé da letra”, digamos assim.
Regulamentos, códigos, normas: jogo, de comportamento, etc. Instruções de manejo de materiais, aparelhos,etc. . Instruções para realização de trabalhos manuais, etc.
Resposta. Resposta: O texto prescritivo é aquele que tem como objetivo ensinar o leitor sobre algo, como é o caso das receitas culinárias, manual de instruções, editais, bula de remédio, etc.
Resposta. Resposta: Porque tem como objetivo aconselhar o leitor ou ouvinte a não confiar naquilo que é estabelecido como verdade.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
O Texto Dissertativo é um tipo de texto argumentativo e opinativo, uma vez que expõe a opinião sobre determinado assunto ou tema, por meio de uma argumentação lógica, coerente e coesa.
O texto expositivo é aquele que tem o objetivo de apresentar um assunto ou acrescentar informações sobre determinado tema. Sua estrutura baseia-se na composição ou decomposição de um assunto, utilizando, para isso, explicações e dados de outras áreas, a fim de funcionar como um texto informativo.
De acordo com seu objetivo central, os textos expositivos são classificados em dois tipos:
Os gêneros textuais que fazem parte do tipo textual expositivo são: jornais, enciclopédias, resumos escolares, verbetes de dicionário, entre outros. Texto argumentativo: esse tipo textual é usado com o objetivo de abordar um tema utilizando argumentações, ou seja, é um texto caracterizado por defesas de ponto de vista.
Tipos e gêneros textuais
Citaremos agora os principais:
São não literários: a notícia, o artigo acadêmico, a ata, relatórios de pesquisa, manuais de instrução, a reportagem, a receita, o e-mail, carta pessoal, comercial, entrevista, carta ao leitor, carta do leitor, entre outros.
Resposta. O gênero textual presente, é a Charge, e não se trata de um gênero literário, Ele não tem os mesmo objetivos da literatura, não em todos os aspectos.
O gênero épico é estruturado em versos e estrofes. Sua principal característica é a narração de ações nobres praticadas por heróis representativos da história de um determinado povo.
→ Gênero narrativo ou épico: