Um transformador consiste essencialmente de dois enrolamentos independentes sobre um núcleo de ferro. O enrolamento primário recebe a energia e o secundário transfere a mesma à carga. O enrolamento primário é simplesmente uma indutância pura. ...
Os transformadores de medição – de potencial (TP) e de corrente (TC), ou combinados – são utilizados nas instalações elétricas de Alta e Média Tensão (AT e MT)[1] para fornecerem uma imagem dos valores das tensões e correntes nas ligações de aparelhos de medição e proteção, cuja construção não lhes permite suportar os ...
Assim, o valor da corrente primária do TC deve ser maior do que:
Desta forma, a NBR 6856/92 designa um TC para serviço de proteção, colocando em ordem a classe de exatidão, a classe quanto à reatância e a tensão secundária para 20 vezes a corrente nominal. Como exemplo, um transformador de corrente C100, de alta reatância, para uma classe de exatidão de 10% é designado por 10A400.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Recomenda-se utilizar disjuntor 15 ampares. Do quadro de distribuição até o ponto de instalação, utilize condutores de bitolas apropriadas. Todos os componentes utilizados na instalação devem ser aprovados pelo INMETRO. Esta caixa de disjuntores deve estar em local acessível (após a instalação) e próxima ao aparelho."
20A