A aplicação do Kaizen tem como base o ciclo PDCA, ou seja:
O objetivo dessa filosofia é a melhoria contínua nos processos e produtos da empresa. ... Houve ainda a redução do custo de fabricação, do produto estudado, em cerca de 20,60%, bem como a implantação de 18 melhorias na célula em questão, ambas superando as metas do início do evento.
- O Kaizen surgiu no meio empresarial na Toyota, como forma de eliminar os desperdícios nos processos, melhorando a forma de executar o trabalho com envolvimento de todos os funcionários, do diretor ao operador. ... - O Kaizen tem como definição melhorar todos os dias, por todas as pessoas e em todos os lugares.
O que é Kaizen? A palavra Kaizen tem origem japonesa e significa “melhoria contínua”. Esse método pode ser aplicado às mais variadas áreas, da vida pessoal ao ambiente de trabalho e, inclusive, na logística de empresas de todos os portes.
WEG, Siemens e Ingersoll-Rand são as empresas vencedoras do Prêmio Kaizen-Lean
Também originário do mesmo país e da mesma época (pós-Guerra), o Kaizen sugere uma espécie de “forma” de se organizar e se portar diante dos processos, enquanto o Kanban é, ele mesmo, uma metodologia de processos.
Kanban é um sistema de gestão visual para controle de tarefas e fluxos de trabalho através da utilização de colunas e cartões.
Em administração da produção, Kanban é um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria. O cartão pode ser trocado por outro sistema de sinalização, como luzes, caixas vazias e até locais vazios demarcados.
O sistema kanban é baseado nos seguintes princípios: produção nivelada, redução de tempo de preparação, layout de máquinas, padronização dos trabalhos, aperfeiçoamento das atividades.
Com o quadro Kanban é muito mais fácil identificar quais tarefas estão travando o fluxo. ... Além disso, por se tratar de algo visual e que deve estar visível para todos da equipe e/ou empresa, o Kanban traz transparência aos processos sendo executados, e cada responsável sabe bem qual é o seu papel e o que esperam dele.
Para implantar o sistema Kanban em uma fábrica o ideal é seguir alguns passos básicos:
3 passos para implementar na sua empresa
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
Mas o que é kanban? É um método organizacional que visa aumentar a produtividade e otimizar a gestão do trabalho. O termo significa “tabuleiro”, e o sistema visa acompanhar, de maneira visual, prática e utilizando poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
A taxa de produção é controlada pelo Kanban, o qual contempla a demanda por matérias-primas através de um sistema de processos de clientes e fornecedores. Isso garante que os materiais serão recebidos apenas quando necessário.
Quais são as diferenças? O Just in Time (JIT), que significa “Na hora certa”, é uma filosofia japonesa de gerenciamento de produção. Enquanto o Kanban, que pode ser traduzido como “organização por cartões”, é uma técnica que oferece suporte ao JIT.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
Também conhecido como JIT, o Just in Time na logística é um método de gestão no qual todas as ações dentro de uma empresa são realizadas “na hora certa”, ou seja, atividades como compra, transporte e produção ocorrem de acordo com a demanda.
Conceitos Gerais De forma oposta ao taylorismo, característico do toyotismo, o Just in Time é um sistema de produção em que o produto ou matéria prima chega ao local necessário, para seu uso ou venda, sob demanda, no momento exato em que for necessário.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. Existe também uma grande redução dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.
A filosofia Just in time possui como um dos objetivos reduzir esses estoques, para que os problemas reais das empresa fiquem visíveis e possam ser eliminados ou minimizados. ... O estoque e o investimento podem ser representados pela água que encobre as pedras que representam os problemas do processo produtivo.
O Taylorismo, Fordismo e o Toyotismo são três modos de organização da produção industrial utilizadas pelas indústrias durante a Segunda Revolução Industrial. ... O Taylorismo e o Fordismo enfatizaram basicamente os princípios de fabricação.
Taylorismo, também conhecido como Administração Científica, é um modo de organização do processo produtivo criado por Frederick Winslow Taylor no final do século XIX, em meio aos acontecimentos da Revolução Industrial.
O processo desenvolvido a partir do taylorismo é um sistema que consiste na divisão do trabalho e especialização do operário em uma só tarefa. Já o Fordismo, basicamente é que uma junção prática do sistema taylorista e da facilidade das máquinas.