EQST

Quantas Doenças O Teste Do Pezinho Detecta Pelo SUS?

Quantas doenças O teste do pezinho detecta pelo SUS?

O teste do pezinho realizado atualmente no SUS detecta apenas seis doenças, enquanto a versão ampliada chega a 53, incluindo as patologias raras, que podem influenciar o desenvolvimento neurológico, físico e motor da criança.

Como é o teste do pezinho?

Básico: É obrigatório e gratuito em todo o país. Pode detectar 6 doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Mais ou Ampliado: É oferecido gratuitamente na maioria dos hospitais e maternidades particulares.

Como é feita a coleta do teste do pezinho?

Como é feito o exame? O exame consiste na retirada de gotas de sangue do calcanhar do bebê. Por ser uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos, o material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor.

Onde fica registrado o teste do pezinho?

Onde se pode fazer o teste do pezinho? Diversas maternidades já fazem o teste rotineiramente, antes da alta hospitalar, após o parto. Procure saber se isto é feito na maternidade onde nasceu o seu filho. Caso o teste ainda não tenha sido feito, você poderá procurar Postos de Saúde do seu município.

Qual o valor normal do teste do pezinho?

Valor de referência: até 204 ng/ml. A confirmação da doença requer níveis aumentados de cloreto de sódio no suor (iontoforese) e PCR para Fibrose Cística. O diagnóstico neonatal permite intervenções terapêuticas precoces e o aconselhamento genético dos pais (30,31).

O que vem escrito no teste do pezinho?

A versão básica é oferecida tanto pela rede pública (SUS), quanto pela rede privada e identifica seis tipos de doença: Fenilcetonúria. Hipotireoidismo congênito. Deficiência de biotinidase.

Quando sai o resultado do teste do pezinho?

O tempo de espera para receber o resultado do teste do pezinho irá depender da Instituição de saúde em que ele foi realizado, mas, em geral, podem levar de 7 a 30 dias para receber os resultados.

Quanto custa teste do pezinho particular?

O teste básico do pezinho é de graça, oferecido pelo SUS, e toda a criança tem direito. Mas o teste do pezinho ampliado deve ser solicitado e pago pelos pais da criança. Em média, os serviços particulares cobram R$ 250 pelo exame detalhado da condição do recém-nascido.

Qual o procedimento para coleta de exames em filtro do teste do pezinho?

Esperar o álcool secar completamente; Segurar o calcanhar e realizar a punção com uma lanceta apropriada descartável (não utilizar agulha); Remover a primeira gota com o auxílio de um algodão ou gaze, e então proceder o preenchimento completo dos círculos do papel filtro.

Quais as etapas do teste do pezinho?

A fase 1 tria a Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito, a fase 2 a Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, a fase 3 realiza a triagem da Fibrose Cística e, por fim, a fase 4 identifica a Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.