PROPAGAÇÃO Por meio de estacas é a mais indicada para o guaco. Retire de segmentos sadios e grossos de uma planta maior as medianas ou basais, com três gemas – enterre duas e deixe uma para fora – e um par de meias-folhas – corte-as ao meio. A formação de mudas ocorre em dois ou três meses.
Banho de Guaco: É indicada para banhos energéticos e de descarrego, defumações e em maçarocada de ervas.
A planta de guaco é um subarbusto trepador que apresenta abundância de ramos, caracterizado pelo caule cilíndrico, estriado longitudinalmente e com nós evidentes. As folhas são opostas, ovais ou semioblongas, glabras (sem pelos), e de consistência coriácea.
Possui floração de cor branca ou amarelada que surge como pequenos capítulos. Para fazer o plantio de muda de guaco é necessário ter um solo arenoso e rico em matéria orgânica.
A parte da planta utilizada para fins medicinais são as folhas. Além da gripe, elas servem para tratar infecção na garganta, tosse, rouquidão e até mesmo melhorar sintomas da bronquite e asma.
Apesar de até o momento não terem sido descritos efeitos colaterais ou contraindicações relacionadas, o consumo de saião deve ser recomendado pelo médico ou fitoterapeuta, não sendo normalmente recomendado por gestantes ou em fase de amamentação.
Existem diversos produtos à base de tanchagem disponíveis em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Se preferir, você pode consumir as folhas frescas, que são encontradas facilmente nas feiras, ou em forma de chá.
MODO DE PREPARO: Tomar em jejum duas colheres das de sopa de sumo de saião (sempervivum arboreo) durante 3 meses e comer, 2 vezes por semana, salada de saião com tomate, cebola e azeite, evitando temperar com qualquer coisa ácida como vinagre ou limão.
Essa suculenta pode ser cultivada em sol pleno e meia sombra. Mas eu recomendo o cultivo em meia sombra, com muita luz solar e um ambiente bem arejado. Essa planta se adapta bem ao clima tropical. Então quando mais calor, melhor será o seu crescimento.
Kalanchoe brasiliensis e Kalanchoe pinnata são as duas espécies de saião de que vamos falar aqui pois, têm usos semelhantes na medicina popular brasileira. Saião – ou folha-da-fortuna, coirama, folha-da-costa ou orelha-de-monge – é uma planta usada há séculos por suas capacidades de cura.
5 plantas medicinais com propriedades anti-inflamatórias
O chá da folhas de saião deve ser feito com 3 colheres de sopa de folhas frescas picadas, 250 ml de água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras ao dia. Essa mesma proporção se usará para fazer gargarejos, lavar feridas, queimaduras, frieiras e lesões de erisipela.
O aranto é popularmente utilizado no tratamento de doenças inflamatórias e infecciosas, nos episódios diarreicos, febres, tosses e na cicatrização de ferimentos. Por possuir ações sedativas também é usado em pessoas com problemas psicológicos, como os ataques de pânico e a esquizofrenia.
Ela possui folhas verdes largas, flores alvas e produz látex com propriedades cicatrizante e germicida. A Janaúba pode ser usada no tratamento de furúnculos e úlcera gástrica devido a sua propriedade anti-inflamatória ou cicatrizante, por exemplo.
O Crato está vendendo mais de 1.
A parte da janaúba mais usada é o látex, retirado do tronco da árvore. A seiva é diluída com água fria para resultar no leite de janaúba, que pode ser consumido via oral, em compressas ou duchas. Para preparar, siga a proporção de 18 gotas de látex para 1 litro de água. Antes de usar, agite bem a mistura.
Deve-se utilizar em, no máximo, 2 ciclos de 10 dias cada e deve ser refeita após esses ciclos. A dose deve ser baixa, já que esta mistura contém álcool, e deve ser usado, no máximo, um copo diário, mas separado em 3 doses. Preferencialmente, antes das principais refeições. Esta garrafada para engravidar funciona, sim!
É recomendado que a mulher inicie a suplementação de ácido fólico pelo menos 1 mês antes de engravidar para prevenir alterações relacionadas com a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê, que começa nas primeiras 3 semanas de gravidez, que é normalmente o período que a mulher descobre que está grávida.