Identificar a palavra-chave é fácil. Após fazer a leitura do primeiro parágrafo, o candidato poderá fazer a seguinte pergunta: “sobre o que se fala nessa passagem?” Assim perceberá que sua atenção o direcionará a um ponto específico de tal fragmento.
Para abrir o painel Localizar no Modo de exibição de Edição, pressione Ctrl+L, ou clique em Página Inicial > Localizar. Localize um texto digitando-o na caixa Pesquisar no documento... . O Word Web App começa a pesquisar assim que você começa a digitar.
Palavras-chave são termos compostos por uma ou mais palavras que resumem do que se trata um artigo ou conteúdo.
Por isso, utilize o bom senso: use as palavras-chave adequadas, principalmente no primeiro parágrafo e nos títulos e subtítulos, mas nunca comprometa a fluência e o conteúdo do seu texto com o seu uso excessivo e fora de contexto.
Formatação. A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os trabalhos acadêmicos. As palavras-chave são grafadas com inicial maiúscula e separadas por ponto final. Tem um texto aqui no blog sobre o uso da letra maiúscula.
Estas são algumas ideias para ajudá-lo a criar uma lista de palavras-chave de qualidade:
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Identifica ideias e temas importantes para servir de referência a pesquisas. Um único parágrafo pode conter várias palavras-chave. As palavras-chave são usadas sobretudo em arquivística, biblioteconomia, catálogo, artigos e entre outras.
Palavras mais usadas em Inglês
Primeiro, um bom título deve refletir o conteúdo do artigo. Segundo, um bom título deve ser interessante para o leitor. Terceiro, deve refletir o tom da linguagem do artigo. E em quarto, e último lugar, deve conter palavras-chave importantes que possam facilitar a sua pesquisa.
Deve ser inserido de 3 a 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo. Palavras-chave: Artigo, Formatação, Modelo. A finalidade deste modelo de formatação é deixar claro aos autores o formato a ser utilizado nos artigos enviados ao Seminário.
A NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2003) recomenda que as palavras-chave que representam o conteúdo da escrita (científica), sejam escritas após a expressão “Palavras-chave:” (sem as aspas) e que estas sejam separadas entre si por ponto (.), inclusive finalizada, também, por ponto (ponto após ...
Para descrevê-las bem e como a NBR 6028 {ABNT} pede, vou te dar cinco dicas:
Formatação das palavras-chave A Norma NBR 6028 exige que os estudantes iniciem a inclusão das palavras-chave no resumo do TCC através de um parágrafo com a expressão “palavras-chave”. Sendo assim, a primeira coisa que você deverá fazer em seu trabalho é sinalizar as palavras-chave.
A tradução do resumo geralmente é feita em inglês, mas outro idioma pode ser exigido, como espanhol ou francês. Essa variação depende da revista ou conferência em que o trabalho for submetido.
Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras. Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.
Um item importante que os autores devem atentar na submissão de um trabalho para publicação é a definição dos descritores ou palavras-chave. ... É o que chamamos de "fator de impacto", que á a relação entre o número de vezes que os artigos de uma revista são citados e o número total de artigos publicados a cada ano.
Descritor é, nas palavras de Nobre e Bernardo, “um termo ou palavra-chave que a base de dados utiliza para indexar o artigo.”1 O descritor confere maior especificidade à busca reali- zada.
Clique em “Search PubMed” para pesquisar no PubMed. Digite sua estratégia de busca. Para visualizar o artigo clique sobre o título. Setting” e selecione a opção “Medline”, você terá acesso aos descritores e ao DOI do artigo.
O DeCS, acrônimo de Descritores em Ciências da Saúde, é o vocabulário controlado que usa descritores para a indexação de artigos científicos e outros documentos da área biomédica. Fazendo-se uma analogia, a indexação consiste na atribuição de “etiquetas” a documentos, o que permite sua recuperação em banco de dados.