Acessando o Prompt de Comando Para localizá-lo no Windows 7, basta digitar "Prompt de Comando" na barra de pesquisa do Menu Iniciar. Também é possível encontrá-lo usando o atalho "Tecla Windows + R", que é, inclusive, o modo mais fácil em versões antigas, como o XP.
Pressione repetidamente a tecla F8 durante inicialização do seu PC (antes de iniciar o Windows) e na tela de opções avançadas de inicialização escolha a opção "Reparar seu computador".
Como acessar o MS-DOS?
Entrar no Modo de Segurança na inicialização
O comando “ls -l arquivo” mostra a data da última atualização dos dados (gravação) do arquivo. O comando “ls -lc arquivo” mostra a data da última atualização do status (permissões, dono, grupo, etc) do arquivo. O comando “ls -lu arquivo” mostra a data do último acesso (leitura) do arquivo.
Localizar somente arquivos ou somente diretórios Perceba que, na busca por arquivos, basta incluir “-type f” antes de digitar o nome, enquanto na busca por diretório inclui-se o “-type d”. Não por acaso, as letras representam as iniciais para files (arquivos) e directories (diretórios).
comando mv
Para listar os arquivos existentes em algum diretório, basta usar o comando ls. Se executado sem parâmetros, ele listará o conteúdo do diretório em que você se encontra. Mas você pode indicar um caminho para ele, como ls /usr/bin, por exemplo.
Para descobrir seu diretório atual, use o comando pwd. Finalmente, para iniciar para iniciar a busca de sua pasta base, use o símbolo ~. O segundo argumento é o filtro que você quer utilizar para procurar seu arquivo. Isto pode ser nome do arquivo, tipo, data de criação ou modificação etc.
Para exibir arquivos ocultos você pode usar as teclas de atalho “CTRL+H” no Ubuntu e praticamente qualquer distro que use o seu ambiente baseado no Gnome, caso você use KDE a tecla de atalho é “ALT+.” (alt e ponto). Divirta-se!
Quando você trabalha no Linux, Use o comando ls, Desde que o Terminal do sistema, para lista o conteúdo do Diretório corrente ou qualquer outro diretório que você passá-lo como um parâmetro.
No Linux, se você deseja ocultar um arquivo ou pasta para que ele não apareça em seu gerenciador de arquivos ou na listagem padrão do terminal, basta renomeá-lo, adicionando um ponto (“.”) No início do nome do arquivo. No entanto, existem situações em que você pode querer ocultar um arquivo ou pasta sem renomeá-lo.
Comando ls – Listando conteúdo de um diretório O comando ls permite visualizar o conteúdo de um diretório e informações sobre arquivos, trazendo dados como nomes de arquivos, permissões, proprietários e datas de criação, além de possuir inúmeras opções que permitem exibir as informações de diversas formas.
Aparecerá a tela do prompt de comando (c:\). Vou digitar o comando c:\dir d:\Musics /s /b > d:\lista. txt como mostrado a seguir. O comando dir, irá listar o que há dentro do diretório/pasta.