crossorigin="anonymous">
ASSUNTO: Solicitação do Exames de “ALBUMINA” Para marcar o exame “ALBUMINA NO SANGUE” o operador deverá localizar o GRUPO – PATOLOGIA CLINICA (EXAMES LABORATORIAIS) e selecionar a opção, conforme o caso, a saber: PROTEINAS TOTAIS E FRAÇÕES.
A microalbuminúria mede pequenas quantidades de albumina na urina, e indica risco de doença renal. O que o exame encontra na minha urina? Se você é diabético, seu médico pede todo ano uma amostra de urina para verificar se seus rins estão deixando passar albumina, mesmo em pequenas quantidades.
O exame é feito a partir de uma amostra de urina. Essa amostra pode ser única ou corresponder a toda urina feita no período de um dia (24 horas), de acordo com a indicação médica. Para que não haja interferência no resultado, recomendamos que você siga corretamente as orientações para coleta.
A presença de albumina na urina é considerada normal quando é verificada uma concentração menor que 30 mg em 24 horas. Quando são verificadas quantidades e albumina acima do valor considerado normal pelo laboratório, o médico normalmente indica a repetição do exame após 1 mês para confirmar o diagnóstico.
A taxa normal de excreção de albumina em 24 horas é de 20 mg. A taxa persistente de 30 a 300 mg/dia é chamada de microalbuminúria (MA). A coleta de urina de 24 horas é o método padrão para a detecção de microalbuminúria, embora sua detecção também possa ser realizada com a coleta da primeira micção do dia1-2.
A microalbuminúria é ainda a manifestação mais precoce de nefropatia diabética e é no presente momento o melhor teste disponível para prever a instalação da nefropatia clínica, além de ser um importante marcador de risco cardiovascular.
A diabetes pode trazer danos aos rins, comprometendo a sua capacidade de filtragem. “Os altos níveis de açúcar fazem com que os rins filtrem muito sangue, sobrecarregando os órgãos e levando a perda de proteínas na urina”, explica o nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, Dr.
O valor normal de creatinina deve estar entre 0,7 e 1,3mg/dl (homens) e entre 0,6 e 1,2mg/dl (mulheres). E quando o exame revela que o paciente apresenta alto nível desta substância, a sua função renal pode já estar comprometida.
Com o exame de sódio urina, amostra isolada, é possível descobrir o equilíbrio dos sais minerais no organismo do paciente, além de saber se o paciente possui algum problema nos rins ou no coração, por exemplo. Este exame não necessita de agendamento.
Medida da microalbuminúria Atualmente é utilizada a relação albumina (mg) dividida por creatinina (g) em amostra de urina para o diagnóstico da proteinúria. O resultado obtido com essa relação apresenta excelente correlação com o obtido na dosagem realizada em urina de 24 horas.
O exame de urina 24 horas é capaz de fazer uma análise detalhada do funcionamento dos rins. Com o teste, é possível definir a taxa de filtração do sangue pelos rins, chamada de taxa de filtração glomerular.
Para resultados reportados em miligrama de albumina por grama de creatinina (mg/g) é necessário determinar a concentração urinária de creatinina na mesma amostra. Para resultados determinados em amostra de urina de 24 horas. Albumina (mg/24 horas) = Albumina (mg/L) x Volume Urinário de 24 horas (L).
O exame de creatinina é usado para avaliar a função dos rins. A creatinina é um resíduo produzido pela quebra de uma proteína chamada creatina fosfato. Em níveis elevados, a creatinina pode indicar condições como insuficiência renal, infecção nos rins, desidratação e problemas durante a gravidez.