Resposta: A Corte Portuguesa no RJ e o Período Joanino no Brasil (1808-1821) Após breve estada em Salvador, D. João e sua corte embarcaram rumo a cidade de Rio de Janeiro. A chegada à cidade do rio de Janeiro aconteceu no dia 8 de março, no cais do Largo do Paço, na atual Praça XV.
A transformação do Rio de Janeiro em corte real começou apenas dois meses antes da chegada do príncipe regente, quando as notícias do exílio real foram recebidas. As ações imediatas deveriam dar conta dos novos usos, nova classe, novas necessidades e novos agentes que junto com a corte chegavam ao Brasil.
Estima-se que até 15 mil pessoas tenham embarcado. O embarque da corte portuguesa aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro de 1807. Em meio aos preparativos, o governo português realizou a transferência das instituições que administravam o país, portanto, tratava-se de uma missão muito grande para tão poucos dias.
A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa. Somente no dia 22 de janeiro de 1808 a família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia.
As embarcações foram guarnecidas por navios ingleses durante o caminho. ... A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa.
No dia 22 de janeiro de 1808, chegava a Salvador a família real portuguesa, em fuga das tropas do exército francês, comandadas por Napoleão Bonaparte, que expandia seu domínio sobre a Península Ibérica.