No sincretismo religioso, os santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João, muito lembrados neste mês de festas juninas, são, respectivamente, Ogum, Xangô e Oxossi, no candomblé.
No Candomblé, São José é sincretizado com Aganju, ou Xangô Aganju, sendo tratado como uma entidade primordial, associada à terra (em oposição à água) e às montanhas e vulcões.
Xangô Aganjú, no sincretismo religioso é São José e São Miguel Arcanjo. No catolicismo, ele é considerado um santo e chamado de São José.
A São Nicolau é atribuído o dom de ressuscitar crianças em sua região (Mira), hoje a localidade de Demre na Turquia. ... São Nicolau é igualmente padroeiro dos estudantes.
Santa Marta é uma das santas da minha veneração e para a maioria dos seus devotos mais do que uma Santa, é uma boa amiga. ... Estas atribuições algo versáteis - para usar um eufemismo - acabam por se confundir na figura geral de Santa Marta, mas por todos é conhecida pelo título de Santa Marta a Dominadora.
O personagem foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
Origem do Papai Noel São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de três filhas de um casal pobre. Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar as suas filhas, o que destinava a elas uma vida de prostituição.
No natal a vela simboliza Jesus, que representa a luz do mundo. Por isso, com a ornamentação das velas, o Natal é considerado a festa da luz.
Guirlanda é um adorno natalino feito com flores, frutas e/ou ramagens entrelaçadas. ... O uso da guirlanda refere-se a Roma Antiga, pois para os romanos oferecer um ramo de planta significa um voto à saúde, proporcionando o costume de enrolar os ramos em uma coroa.
Cores e significado das velas: VERDE: Representa a saúde física, mental e espiritual. Esta vela invoca inteligência e movimento. Quem a recebe de presente, recebe energia da natureza com todos os seus poderes. AMARELA: Representa o ouro, a fortuna.
Presente na história bíblica, a estrela guiou os três reis magos até o local do nascimento de Jesus. Usada como enfeite, em especial no topo da árvore de Natal, simboliza o filho de Deus, que é a estrela-guia, o caminho e o sentido da humanidade.
Veja como fazer vela é fácil:
Coroa do Advento (ou guirlanda do Advento) é um objeto muitas vezes de forma circular coberto de ramos verdes (ou o chamado ''festão''), no qual se colocam quatro velas (verde no 1º domingo do advento, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo).
roxo
No domingo, dia 2 de dezembro, a Igreja Católica deu início ao tempo do Advento. Período de preparação para a chegada do Filho de Deus. Período que prepara cristãos/ãs católicos/as para a vivência do Natal. A celebração do Natal, é a data em que a Igreja comemora o nascimento do menino Jesus em Belém.
O Calendário do Advento, ou Adventskalender, surgiu há muito tempo com os luteranos alemães, que marcavam com giz as portas ou paredes das suas casas. Assim, eles contavam os 24 dias que antecedem o Natal. Nesse sentido, o período do Advento é uma contagem regressiva para o dia do Natal.
O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram os mistérios de Cristo, assim como os Santos.
11 sinônimos de advento para 2 sentidos da palavra advento: Vinda: 1 aparecimento, chegada, surgimento, vinda.
O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo , vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz.