No exame clínico com a sonda periodontal, a profundidade de sondagem é medida em até seis locais por dente com precisão milimétrica. Especificamente, a distância entre a margem gengival e a parte inferior da bolsa é medida.
Há perda do osso alveolar, formação de bolsas gengivais profundas e, com o tempo, afrouxamento dos dentes. O tratamento envolve raspagem e alisamento radicular e às vezes antibióticos e/ou cirurgia.
Para se conservarem os dentes e prevenir a doença periodontal é indispensável eliminar a placa bacteriana diariamente dos dentes e gengivas com a escova e com algum outro instrumento de higiene interdentária (fio de seda, escova interproximal, jato de água).
Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).
Isto ocorre quando a camada de bactérias e partículas de alimentos, conhecida como placa bacteriana, não é removida pela escovagem regular. Quando a placa bacteriana não é perturbada, cria uma zona fértil para as bactérias periodontais se multiplicarem.
A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.
O tratamento ideal para a doença periodontal é a prevenção, bastando realizar uma higienização bucal eficiente com uma boa escovação, uso correto do fio dental e acompanhamento com um dentista.
Refere-se ao tratamento das doenças gengivais.
Neste post, você entendeu o que é, quais são as causas e as principais consequências da periodontite, provocada pelo avanço de uma infecção bacteriana na gengiva. Quando não tratada, a doença pode levar à perda da dentição, fator que prejudica tanto a aparência quanto a função do sorriso.
O tratamento da periodontite deve ser realizado de acordo com as causas subjacentes e do estadío da doença. Muitas vezes, o tratamento para este problema periodontal passa pela remoção e controlo da placa bacteriana e tártaro.
A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Escovação correta Para não sofrer com a perda óssea, o mais indicado é que você cuide dos seus dentes diariamente. Nesse sentido, a escovação deve ser feita sempre após o consumo de alimentos e, especialmente, antes da hora de dormir.
Assim como afirma o dentista, os pacientes sem tecido ósseo podem receber implantes dentários. Isto é possível devido o remanescente ósseo, mesmo após a perda do dente. “Existe um processo de reabsorção óssea, como se o volume do osso fosse diminuindo gradativamente”, completa o especialista.
O implante dentário é contraindicado para pessoas que têm dificuldade de cicatrização ou uma deficiência no sistema imunológico. Pacientes com diabetes descontrolada, doenças cardíacas graves, câncer e doença autoimune também não estão aptos ao tratamento.
Implantes dentários e enxertos ósseos na cavidade oral SÓ podem ser realizados por cirurgião dentista, preferencialmente especialista em Implantodontia. Olá. Implantes e enxertos ósseos podem sim ser realizados por cirurgião dentista especialista em Implantodontia.
Exames necessários para colocar um implante dentário Para se colocar implantes dentários, precisamos saber como está a situação do osso que está abaixo da gengiva e para isso é fundamental uma radiografia panorâmica ou uma tomografia computadorizada.
O preço médio de um tratamento utilizando materiais nacionais, custa entre R$ 800,00 a R$ 3.
"Os motivos podem ser, entre outros, por falta de estabilidade e aquecimento do tecido ósseo durante a instalação do implante. Ambos podem prejudicar a cicatrização e com isso levar à sua perda”, esclarece.
A duração da cirurgia de instalação de implante varia de acordo com a quantidade de implantes que serão instalados. No caso de implantes unitários o procedimento dura em média de 20 a 40 minutos.
A colocação dos implantes dentários é feita por procedimento cirúrgico no consultório odontológico, com anestesia local. O procedimento demora aproximadamente uma hora.
É claro que é preciso conversar com o profissional sobre o tipo de tratamento necessário para o seu caso, mas os implantes feitos costumam durar até 15 anos, precisando ser trocados quando o dentista detectar a necessidade.
O que é o Plano Odontológico com cobertura de Implantes? É a modalidade da Dentalprev que cobre o procedimento de colocação de implantes.
Isso acontece porque não é possível continuar fumando depois de um implante. No caso de pessoas fumantes, a cicatrização é mais demorada, uma vez que o consumo do cigarro compromete a estabilização da saúde bucal. Ao realizar o implante, portanto, o paciente fumante deve abandonar de vez esse hábito.
O pós-operatório é realmente muito delicado. Fumar pode atrapalhar sua cicatrização e até mesmo comprometer todo o processo feito na cirurgia. Parar de fumar após a colocação do implante é o ideal, porém, especialistas dizem que 1 mês, no mínimo, já é o necessário para que seu implante esteja seguro.