A primeira equipe que capturar a bandeira vence a partida. Por fim, quando as partidas são rápidas demais, as equipes podem trocar de território, esconder as bandeiras em outros lugares e voltar a brincar.
O jogador com o bete deve manter sempre o taco encostado no chão e dentro da casinha. Se os jogadores estiverem com os tacos fora da casinha, ou sem encostar no chão, o adversário que estiver segurando a bolinha pode derrubar sua lata no chão ou "queimar" os jogadores com os tacos usando a bolinha e ganhar os betes.
O pique-bandeira é um jogo infantil que já foi muito praticado no Brasil. Sua origem é comumente associada aos escoteiros mirins, mas não é datada com precisão, acredita-se que se popularizou no país por volta das décadas de 70 e 80.
O rouba bandeira é uma brincadeira antiga, chegou ao Brasil nessa época, ou se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947.
Número de participantes: duas equipes. Modo de brincar: Os participantes são divididos em dois grupos com o mesmo número de crianças. Delimita-se o campo e, em cada lado, nas duas extremidades, é colocada uma bandeira.