O espaço industrial brasileiro, ou seja, a distribuição das áreas industriais no Brasil, é fruto da herança histórica do país, sobretudo do processo de industrialização ocorrido em território brasileiro.
O espaço geoeconômico é o espaço onde atuam os mais diversos tipos de fatores que fazem parte do sistema econômico, quando se fala de geoeconômico industrial se fala dos espaços onde as indústrias podem ser aplicadas, as chamadas transnacionais.
Parque industrial ou zona industrial é um espaço territorial no qual se agrupam uma série de atividades industriais ou empresariais que podem ou não estar relacionadas entre si.
Os grandes centros industriais do Brasil estão concentrados na região sudeste do país, tendo como destaque o Estado de São Paulo, precisamente na Grande São Paulo. Lá existe um centro polindustrial, formado por 39 municípios, entre eles o de São Paulo, constituindo o maior parque industrial da América Latina.
Atividade responsável pela fabricação de diversos produtos. A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Sendo assim, temos as indústrias de bens de produção e as indústrias de bens de consumo. ...
Porque lá é o um dos melhores lugares para se ter uma industria, por ser um estado de grande desenvolvimento econômico especialmente em três setores : agricultura, pecuária e indústria. ... Os setores industriais mais importantes do Sul são o têxtil (algodão e lã) e o alimentício (carne, óleo de soja e milho).
Região Nordeste – as maiores concentrações industriais estão em suas regiões metropolitanas: Salvador, Recife e Fortaleza; Região Norte – é pouco industrializada destacando-se a Zona Franca de Manaus e a Região de Belém; Região Centro-Oeste – possui um modesto setor industrial sem a formação de grandes centros.
Região Sudeste
Norte: Equatorial. Nordeste: Semiárido. Centro-oeste: Tropical. Sudeste: Tropical de Altitude.
A zona mais quente é a parte norte da região, onde é atravessada pela linha do Equador. A linha do Equador é uma linha imaginária que determina onde existe maior incidência de sol na Terra.