A manutenção produtiva total, também conhecida como total productive maintenance (TPM), trata-se de uma ferramenta utilizada na indústria, com o objetivo de otimizar a eficiência dos processos.
A manutenção preventiva teve sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Japão em 1950....
A manutenção preventiva surgiu nos EUA e chegou ao Japão na década de 1950. Buscando maior eficiência da manutenção produtiva, através de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.
AS 6 GRANDES PERDAS (SIX BIG LOSSES)
De acordo com a Norma NBR 5462, os tipos de manutenção existentes são três:
As vantagens do programa de manutenção preditiva (PMP) são:
Maior confiabilidade no equipamento para operação; Redução do número de paradas e consequentes perdas de produção; Custos reduzidos pelo acompanhamento frequente e constante das condições das máquinas.
Desvantagens da manutenção preventiva:
A manutenção preventiva normalmente é utilizada para evitar falhas em máquinas depois de um tempo ou volume de uso. Para isso, são agendados gatilhos que ativam a manutenção.
Em qualquer aparelho, a manutenção preventiva garante o aumento da vida útil. Isso diminui os problemas e evita desgastes desnecessários de peças. E consequentemente, a troca de aparelho; O ar condicionado, naturalmente, gasta bastante energia.
Limpeza em Ar Condicionado Residencial Um aparelho devidamente limpo evita gastos desnecessários de energia, liberam a circulação de ar. Em casa, muitas das vezes a limpeza do filtro de ar é suficiente. Você mesmo pode fazer. Basta retirar, lavar e recolocar depois que a peça secar completamente.
A manutenção preventiva de ar-condicionado consiste em ajustes que visam a conservação do equipamento. Assim, é possível diminuir o risco de algumas falhas e eliminar defeitos que podem se tornar problemas maiores no futuro.
Para garantir o melhor desempenho do seu aparelho, o filtro do ar-condicionado deve ser inspecionado e trocado regularmente. O ideal é que seja feita uma limpeza de mês em mês e a troca do filtro a cada 3 a 6 meses.
O ar condicionado ligado muitas horas faz com que ele suje mais rápido e precise de uma manutenção periódica constante", diz o técnico. Ele fala que em alguns lugares, o filtro tem que ser limpo a cada 15 dias ou mensalmente. Além disso, é preciso fazer a desinstalação do equipamento a cada seis meses ou um ano.
· A cada 6 meses : limpeza do trocador de calor, reapertar contatos cabos elétricos no borne, trocar filtros, etc. · Uma vez ao ano : substituir pilhas do controle remoto, verificar o isolamento da tubulação entre as unidades e o travamento da tubulação entre as unidades.
A diferença entre os serviços de manutenção preventiva e corretiva de ar condicionado é, na verdade, bem simples: enquanto em uma (preventiva) a intenção é antecipar qualquer possível problema, a outra (corretiva), como o nome mesmo diz, é feita depois do surgimento do problema, com o intuito de corrigi-lo.
O que é a manutenção corretiva Este problema pode ser causado por desgaste do equipamento, erro no manuseio ou, mesmo, quedas e outros tipos de acidentes. E essa manutenção tem como objetivo restaurar o ativo para uma condição em que pode funcionar como pretendido, quer pela sua reparação ou por substituição.