O marmorista é o profissional que faz acabamentos, polimentos, corta e instala as pedras no local.
Partindo-se da presença maciça da madeira e do barro, a arquitetura colonial adotou a construção pelas técnicas do pau a pique e taipa de pilão. Por isso mesmo, muitas obras perderam-se pelo caminho. Mais tarde adotou-se a alvenaria de tijolos e de pedra para o fechamento das paredes e muros.
As primeiras construções foi igrejas, conventos e mosteiros!
As casas eram construídas em todo o limite do terreno, tinham características próprias, geralmente eram casas de um pavimento, ou com sobrados, as telhas de barro eram utilizadas para cobertura das residências, eram feitos cobertos com apenas duas águas, uma para trás e uma para frente do terreno, evitando assim ...
As casas coloniais do século XVIII da cidade de Mariana , em Minas Gerais tinham uma principal característica em comum: a simplicidade. ... As moradias dos mais pobres, mais conhecida como casas geminadas, eram feitas de pau-a-pique, e tinham em sua fachada, uma porta do meio e uma janela em cada lado.
Arquitetura Colonial no Brasil O registro do surgimento das primeiras vilas no Brasil data de 1711. Na época, era comum a construção de estruturas em taipa de pilão e de pau-a-pique. Mas com a influência cada vez maior dos estrangeiros, logo se adotaram também as alvenarias de pedra e de tijolos de adobe.
Por exemplo, no período colonial, os materiais utilizados em casas antigas eram pedras e tijolos de adobe. Para o assentamento, as argamassas de areia e barro eram as mais comuns. Já nas casas antigas do final do século XVII, as técnicas construtivas mais comuns eram a taipa de pilão e madeira.
Casas de madeira pequenas, de três a cinco cômodos, geralmente sem pintura. Este era o modelo típico que mais se via pelo interior do Brasil, nos anos 1950. ... Os móveis eram só os básicos: Mesa, cadeiras, um sofá ou bancos de madeira, camas e armários. Sem energia elétrica, não havia qualquer eletrodoméstico.
Na arquitetura dos anos 70, as casas eram todas com o plano aberto e os espaços como a entrada, sala de estar e cozinha se conectavam. Os arquitetos da década estavam claramente à frente de seu tempo, já que esse tipo de configuração ainda é super popular hoje.
Os proprietários se mudam e alugam suas propriedades antigas no centro da cidade. ... Assim, o subsolo dos casarões foi a primeira modalidade de moradia da população pobre do centro de Salvador (embora, fora da cidade, espalhavam-se outros tipos, como os casebres e os quilombos).
A construção das casas sofreu muitas alterações ao longo dos tempos. As casas em Montemor-o-Novo não eram feitas da mesma maneira que são hoje em dia. Antigamente eram construídas assim: - As paredes eram feitas de terra, pedra, barro, taipa, tijolo burro, (que pesava cerca de sete quilos cada um) e cal de obra.
Nós consideramos qualquer construção que tenha sido feita pelo homem para um determinado propósito. Para isso, nos baseamos na lista feita por Christopher McFadden para o Interesting Engineering.
Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. ... A partir do século VII a.C. os gregos começaram a usar as rochas, principalmente o mármore, para erguer seus templos, teatros e tantas outras edificações.
As pessoas iam buscar a água aos poços ou às fontes com baldes e a iluminação era feita por candeeiros a petróleo. As primeiras eram construções edificadas em pedra, tinham formas de cone, como se fossem fendas, e não possuíam nenhum outro material que provocasse uma mistura ou até mesmo a união dessas 'Fendas'.
A profissão só foi reconhecida a partir da Revolução Industrial, quando, em 1786, o inglês John Smeaton se autodenominou Engenheiro Civil para diferenciar-se dos engenheiros militares – que na época eram os responsáveis por grandes construções, voltadas, principalmente, para o combate de guerras.
Acredita-se que o primeiro engenheiro civil foi Imhotep, um dos funcionários do faraó que projetou e construiu a pirâmide de Djoser. Isso aconteceu por volta de 2630 – 2611 a. C. Vale destacar que ele também foi considerado o primeiro arquiteto da história antiga.
Com relação ao surgimento de escolas de ensino de engenharia, sabe-se que a primeira escola dedicada à formação de engenheiros e ar- tilheiros teria sido fundada em Veneza em 1506. ... Nos Estados Unidos a mais antiga escola de engenharia foi a Academia Militar de West Point em 1794.
IME
Em terras tupiniquins, os engenheiros portugueses começaram a construir fortificações, igrejas, palácios, conventos, aquedutos e mais obras. O termo “engenheiro” já existia em português para rotular quem fazia fortificações e engenhos bélicos, sendo também comum no exército.