A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem.
A função principal, ou mais explorada, das abelhas é a da polinização. O papel das abelhas neste processo é crucial, já que se descobriu que cerca de 2% das abelhas selvagens do planeta são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais.
O inseto é responsável pela reprodução de 80% das plantas Elas estão relacionadas com a sobrevivência de muitas espécies de plantas, sendo fundamentais para o aumento da produtividade agrícola e para o sustento de espécies (aves e mamíferos) que se alimentam de frutas e sementes.
Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução cruzada. Além de permitir a reprodução das plantas, esse trabalho também resulta na produção de frutos de melhor qualidade e maior número de sementes.
Os insetos bioindicadores são uma ferramenta no processo de monitoração de áreas degradadas (LEIVAS; CARNEIRO, 2012). ... A preservação da comunidade de plantas e também de outros animais também é um papel importante desempenhado pelos insetos na natureza, devido principalmente a atividade polinizadora.
Por meio do conhecimento adquirido com a entomologia agrícola, é possível fazer o controle biológico de pragas, por exemplo. Reduzindo a utilização de agroquímicos, pode-se diminuir a contaminação do solo e da água, além de realizar a produção de alimentos sem resíduos de agrotóxicos, contribuindo com o meio ambiente.
Conforme a pesquisadora, os insetos aquáticos apresentam elevada diversidade biológica e tem grande importância ecológica no ambiente em que vivem, fazendo parte da cadeia alimentar – atuando como alimento e também como predadores, e devido aos diferentes graus de sensibilidade às alterações ambientais, são usados como ...
Enquanto o reino vegetal é responsável pela fotossíntese, ou seja, pela produção de oxigênio e matéria orgânica, é função do reino animal consumir estes nutrientes e recursos, de forma a desenvolver a cadeia alimentar, além de servir de alimento para os animais decompositores, como bactérias e fungos saprófagos.
Resposta: Os insetos são animais invertebrados responsáveis tanto por prejuízos quanto por benefícios à espécie humana. ... Isso contribui muito para o meio ambiente, pois faz a reciclagem de nutrientes necessários ao metabolismo de todo ser vivo, seja ele animal ou vegetal.
Alimentam-se de pragas que atacam nossas plantações e pastagens, atuam no combate aos ratos, cobras e insetos, polinizam flores e disseminam sementes, fornecem alimentação ao homem, transmitem harmonia, beleza e inspiração e, indiretamente, exercem outras contribuições ao meio ambiente.
Elas interagem com a vegetação, nos processos de polinização e dispersão de inúmeras plantas. Muitas espécies de aves se alimentam de invertebrados, neste sentido, atuam controlando populações de insetos e outros pequenos animais, que poderiam tornar-se muito abundantes e de alguma forma desequilibrar o ambiente.
A siringe é um órgão presente nas aves, responsável pela produção e emissão de sons. Localiza-se na extremidade terminal da traqueia e porções iniciais dos dois brônquios primários. As aves que emitem sons provocados pela siringe (canto) são denominadas aves canoras.
Resposta. As aves tem grande importância na nossa alimentação, pois são ricas em proteína, como o frango sem pele e peru são referências no quesito proteína.
Muita gente cria aves como animais de estimação ou gosta de observá-las, seja na natureza, seja em zoológicos. Agricultores criam aves visando ao consumo da carne e dos ovos que elas geram. Em alguns lugares, as pessoas caçam aves para se alimentar.
Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.