Como era a educação dos atenienses A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.
A educação ateniense tinha como objetivo principal à formação de indivíduos completos, ou seja, com bom preparo físico, psicológico e cultural. Por volta dos sete anos de idade, o menino ateniense era orientado por um pedagogo. Na escola, os jovens estudavam Música, Artes Plásticas, Filosofia, Literatura e etc.
Nas décadas de 70 e 80 essa realidade começou a mudar com o surgimento de estudos e novas concepções sobre a infância. O primeiro grande marco na história da educação infantil veio com a Constituição de 1988, que reconheceu – pela primeira vez – a creche e a pré-escola como parte do sistema educacional no país.
Em 1888, devido à grande pressão dos movimentos feministas e dos movimentos sociais, a Constituição reconhece a educação em creches e pré-escolas como um direito da criança e um dever do Estado.
Em atendimento à Constituição de 1988, há mais de uma década, graças à promulgação da LDB (9.
Inicialmente, cabiam as instituições de Educação Infantil apenas o caráter assistencialista, ou seja, atender as necessidades físicas das crianças – higiene, alimentação e repouso - para que os pais pudessem dedicar mais tempo ao trabalho. ... A escola não era compreendida apenas como espaço que cuida e protege a criança.
Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00 Remover rótulo Texto da questão Por que podemos dizer que o surgimento da Educação Infantil, em parte, foi um empreendimento capitalista? ... Porque o capitalismo quer dominar todas as faixas etárias.