É uma vegetação muito seca e retorcida, assemelhando-se aparentemente à savana, porém, apresenta uma composição florística completamente distinta. O solo é em sua maioria seco, raso e rochoso e as árvores atingem cerca de 20 a 30 metros de altura nas regiões onde o solo é um pouco mais profundo.
A floresta caducifólia ocupa vastas áreas do continente europeu, o litoral nordeste dos Estados Unidos e o sudeste do Canadá. Caducifólia significa folhas que caducam, ou seja, folhas que caem. Esse processo ocorre na estação do inverno e volta a brotar somente na primavera.
Floresta estacional é um tipo de vegetação florestal com estação seca demarcada, havendo, em maior ou menor grau, certa preponderância de espécies caducifólias ou subcaducifólias, as quais perdem suas folhas, no todo ou em parte, durante a estação seca.
Também é chamada de floresta decídua temperada ou de floresta caducifólia porque as folhas caem no fim do outono. ...
Resposta: Essa vegetação vem desaparecendo devido a agricultura e também por conta da urbanização dos espaços.
A floresta temperada inclui uma diversidade de tipos de vegetação e caracteriza-se pela presença de árvores com folhas largas, principalmente decíduas. De acordo com as características das regiões onde ocorrem, as florestas temperadas podem ser: floresta decídua temperada e floresta pluvial temperada.
A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, ou seja, próximas à Linha do Equador. A floresta apresenta temperaturas acima de 25°C, altas taxas de precipitação pluviométrica e elevadas taxas de umidade relativa do ar.
Pode-se afirmar que, na Amazônia, ocorre: A - O domínio das massas de ar Equatorial Atlântica e Equatorial Continental, que contribuem para a alta pluviosidade e para as elevadas temperaturas médias na região.
Altíssima umidade e temperaturas elevadas o ano todo são características de um clima típico das baixas latitudes: o clima equatorial. O clima equatorial é encontrado nas regiões de baixas latitudes, isto é, como o próprio nome indica, nas proximidades do paralelo do Equador.
Portanto, os regimes de chuvas no Brasil dependem muito da Floresta Amazônica, pois é ela que emite a maior parte do ar úmido que se condensa em forma de chuva em outras regiões do país.
Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostra que existe uma a relação direta entre a Amazônia e a regulação do clima no planeta e, consequentemente, com a frequência das chuvas em outras regiões. ... Sem árvores, a chuva na região pode cessar por completo.
Resposta. Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. ... A floresta amazônica funciona como uma bomba d'água.
Os Rios Voadores são uma espécie de curso d'água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela Amazônia e que se dispersa por todo o continente sul-americano.