As chances de alguém com 45 anos engravidar sem se submeter a nenhum tratamento de fertilização são bastante baixas: menos de 1%, segundo especialistas.
“A menopausa faz parte de um ciclo do nosso corpo chamado de climatério, que ocorre entre 45 e 65 anos de idade. Se a mulher fica por um período de 12 meses sem apresentar nenhum fluxo menstrual, podemos considerar que ela entrou na menopausa. A idade média para este acontecimento é entre os 48 e 52 anos”, comenta.
Com a alteração desses hormônios, há prejuízos na absorção de cálcio, resultando na perda de massa óssea, diminuição da massa muscular, redução da lubrificação da vagina e do desejo sexual. A alteração hormonal faz também com que as mulheres tenham mudanças no humor, podendo ter alguns sintomas depressivos.
A menopausa pode ter início após os 40 anos, mais especificamente entre os 45 e os 55 anos de idade. Ou seja, quando a menstruação passa a ser mais irregular e surgem sintomas como ondas de calor, pele ressecada e maior produção de suor, por exemplo.
A menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos.
Alguns casos ocorrem muito precocemente, perto dos 30 anos, de acordo com informações divulgadas pele rede de hospitais CUF. Os sintomas da menopausa precoce são os mesmos da menopausa comum e por isso é frequente que surjam problemas como secura vaginal ou ondas de calor.
Sintomas da menopausa
Climatério. É a fase em que o corpo da mulher se prepara para a menopausa. Esse período começa por volta dos 38 anos e é marcado por irregularidades na menstruação (o fluxo pode não descer de tempos em tempos) e pelas primeiras ondas de calor.
Entre as principais causas da menopausa precoce estão a idade, pois é mais comum entre os 35 e os 40 anos, e história de falência ovariana precoce na família, e o primeiro sintoma que surge é a menstruação irregular ou a falta de menstruação.
A menopausa precoce é o quadro clínico que se apresenta quando a mulher entra na menopausa antes dos 32 anos, ou seja, período em que ela fica um ano ou mais sem menstruar com sintomas específicos. A menopausa precoce não é um distúrbio hormonal, mas a falência ovariana em uma mulher jovem.
Aos 26 anos, recém-casada, a profissional autônoma Sílvia (nome fictício) parou de tomar a pílula anticoncepcional para tentar engravidar. Depois de alguns meses de tentativa buscou auxílio médico. Feitos os exames de praxe, constatou-se estar tudo certo.
A menopausa – quando a menstruação realmente para de descer – acontece por volta dos 51 anos, mas a maioria das pessoas pode tê-la em qualquer idade entre 45 e 55 anos (3, 5, 7, 8). Cerca de 4 em 10 mulheres chegam na menopausa por volta dos 50 anos, 9 entre 10 chegarão por volta dos 55 anos (3).
Com aproximação da menopausa, a menstruação pode vir por mais dias, mas com menos sangramento, ou então durante mais tempo e com sangramento muito abundante. Algumas mulheres também podem ter ciclos menstruais curtos, com muito ou pouco sangramento.
A dor, pode ser encontrada em duas variações e intensidades: 1) Primária: que é quando aparece até o terceiro ano após o início da menstruação e dura de 1 a 2 dias. Ela pode continuar até a menopausa. 2) Secundária: causada por alguma doença inflamatória pélvica, endometriose ou fibrose uterina.
Segundo especialistas, a idade média para o surgimento da menopausa é de 51 anos, mas em algumas mulheres pode começar ainda mais cedo (40 anos), sendo, portanto, denominada menopausa precoce. Os sintomas mais comuns são ondas de calor, secura vaginal, distúrbios do sono e dores nas articulações.
Dicas para perder barriga na menopausa
O aumento do peso durante a menopausa acontece devido ao cessamento da produção de estrogênio, hormônio feminino produzido pelos ovários e liberado na primeira fase da menstruação. Como forma de amenizar os outros sintomas da menopausa, algumas mulheres fazem uso de suplementos para a reposição hormonal.
Entretanto, há maneiras de evitar o ganho de peso excessivo nessa fase.
O segredo para o envelhecimento saudável pode custar muito pouco e ser mais fácil do que a maioria das pessoas pensa: treino de força....Melhores exercícios para quem tem mais de 50 anos
Remédios naturais para menopausa