Chá de Limão ou Água com Limão O limão além de rico em vitamina C, possui outros benefícios a saúde, como sua ação antioxidante e na ajuda da maleabilidade dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da pressão alta.
O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis).
Capim-cidreira ou Capim-santo (Cymbopogon citratus) Também é chamado de capim-santo, capim-limão e capim-cheiroso. Quase não possui caule, e suas folhas são estreitas e compridas. Com um forte aroma de limão, seu chá tem sabor cítrico. Nativa da Índia, resiste a diversos climas e solos.
Além de sua utilização como aromatizante natural, é popularmente conhecida por propriedades calmantes e como auxílio em problemas gastrointestinais.
A erva-cidreira (nome científico: Melissa officinalis), também conhecida popularmente como erva-cidreira verdadeira, ou apenas por melissa, é uma planta perene herbácea da família da menta /hortelã e do boldo (Lamiaceae), nativa da Europa meridional.
Nativa da América do Sul, a espécie Aloysia triphylla - popularmente chamada de cidrão, cidrão de árvore, cidró ou cidrozinho - é a mais aromática de todas as ervas cidreiras. Quando as suas folhas estão secas, o cidrão exala um forte aroma citral, muito utilizado para aromatizar ambientes.
A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar ...
Os efeitos colaterais do chá de erva-cidreira são riscos possíveis quando há a ingestão excessiva da bebida. De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
Beba uma chávena duas vezes ao dia. Além do alho também a cidreira é amiga dos hipertensos, além de ser um calmante natural. Deve ferver duas chávenas de chá de água com uma colher de chá de folhas picadas de erva cidreira e uma colher de chá de folhas frescas de maracujá. Quando arrefecer, coe.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.
Modo de preparo: Ferva a água, desligue o fogo. Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.
Modo de preparo Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir. O chá de cidreira deve ser evitado durante a gravidez e lactação.
Modo de fazer
Uma vez separadas todas as impurezas, seque as folhas o mais rapidamente possível num lugar arejado e sombrio. O tempo úmido prejudica o bom aspecto das folhas. A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados.
Mas, se mesmo assim ainda for difícil dormir, siga estas técnicas e exercícios que ajudam a pegar no sono em segundos ou minutos:
Podemos citar a camomila, a lavanda, o hipérico (erva de São João), a valeriana, o maracujá, a alface, a erva cidreira, entre outros.
Melhores remédios caseiros para tratar a insônia
Como fazer: Ferver um litro de água e acrescentar uma colher de sopa de valeriana, deixando repousar por cinco minutos. Coe e tome em seguida. A erva-cidreira tem propriedades calmantes e, por isso, ajuda a melhorar a qualidade do sono.
5 chás que podem te ajudar a dormir melhor com CPAP
Quais são os remédios para dormir mais indicados pelos médicos?
Hipolabor ajuda: 6 remédios sem receita que ajudam a dormir
Exemplos de opções que podem ajudar a melhorar o sono são:
E são justamente os tipos mais antigos do medicamento, os que mais causam sono quando ingeridos. Conhecidos como Antialérgicos Clássicos (H1), são representados pelos princípios ativos conhecidos como Dexclorfeniramina, Prometazina, Clemastina e Cipro-heptadima.
Um excelente calmante natural é a passiflora incarnata também conhecida como flor do maracujá pois esta planta, além de ser fácil de encontrar, possui fortes propriedades sedativas que ajudam a acalmar a ansiedade e favorecer o sono, deixando a pessoa mais calma, serena e tranquila.