As doutrinas principais do catolicismo são: há um único Deus que subsiste em três pessoas, a Trindade Santíssima, existem céu e inferno, vida após a morte e o purgatório com diferentes estágios, determinando o destino dos fiéis com base em seus atos e obras em vida, com consequências no juízo final, designando-lhes a ...
As Quatro marcas da Igreja ou Quatro Características da Igreja são um grupo de quatro adjetivos considerados como características que descrevem as marcas distintivas da verdadeira Igreja de Jesus Cristo, sendo elas – una, santa, católica e apostólica.
O cristianismo evangélico reúne diferentes movimentos de teologia evangélica, sendo as principais fundamentalismo, conservador, moderada, liberal. A adesão à doutrina da Igreja de crentes é uma característica comum da definição de uma igreja evangélica no sentido estrito.
São princípios básicos em que se condensa a Doutrina Social da Igreja: 1) A dignidade da pessoa humana, como criatura à imagem de Deus e a igual dignidade de todas as pessoas; 2) respeito à vida humana, 3) princípio de associação, 4) princípio da participação, 5) princípio da solidariedade, 6) princípio da ...
A Igreja Católica proclama a existência de muitos dogmas, sendo 49 o número dos principais. Eles estão subdivididos em 8 categorias diferentes: Dogmas sobre Deus. Dogmas sobre Jesus Cristo.
Papa Bento IX
Os nomes mais frequentes são "João" (23 vezes, o último foi São João XXIII), "Bento" (16 vezes, o último foi Bento XVI), "Gregório" (16 vezes, o último foi Gregório XVI), "Clemente" (14 vezes, o último foi Clemente XIV), "Inocêncio" (13 vezes, o último foi Inocêncio XIII) e "Leão" (13 vezes, o último foi Leão XIII).
VI; em italiano: Paolo VI), nascido Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini (Concesio, 26 de setembro de 1897 – Castelgandolfo, 6 de agosto de 1978) foi o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana e Soberano da Cidade do Vaticano de 21 de junho de 1963 até a data de sua morte.
João XXIII
6 de agosto de 1978
O papa João Paulo II esteve no Brasil quatro vezes, sendo três delas oficiais e uma delas, porém, permaneceu apenas no aeroporto, quando ia para a Argentina em 1982, onde fez um rápido discurso durante a escala de seu voo no Rio de Janeiro.
O papa retornou ao Brasil outras três vezes, mas não esteve mais na capital mineira. Em uma dessas visitas, no Rio de Janeiro, João Paulo II abençoou a cidade aos pés do Cristo Redentor e se declarou: "Se Deus é brasileiro, o papa é carioca". Em Brasília, logo na primeira visita ele beijou o solo.
de 1980
Desde os últimos protestos que aconteceram no Brasil, a via sacra a que o Papa participou na última sexta-feira ligada a jornada mundial da juventude (JMJ), em Copacabana no Rio de Janeiro, foi o último evento acontecido nos últimos dias no Brasil, que chegou a reunir cerca de um milhão de pessoas no ...
2 de abril de 2005
Jorge Mario Bergoglio
II; em italiano: Giovanni Paolo II; em polonês/polaco: Jan Paweł II), nascido Karol Józef Wojtyła e, desde 2014, São João Paulo II (Wadowice, 18 de maio de 1920 — Vaticano, 2 de abril de 2005), foi o papa e chefe da Igreja Católica de 16 de outubro de 1978 até à data de sua morte.