Em uma pilha, o elemento que possui maior potencial de redução é que sofre a redução, enquanto aquele que tem maior potencial de oxidação sofre a oxidação.
Conforme explicado no texto Diferença de potencial de uma pilha, esse fluxo de elétrons sempre irá correr no sentido do ânodo para o cátodo, isto é, do eletrodo que tem menor potencial de redução para o eletrodo que possui maior potencial de redução.
O agente redutor é o que causa a redução da outra espécie química reagente e o agente oxidante causa a oxidação. Existem vários exemplos desses agentes no dia a dia. Note que como o Al transferiu elétrons, isso significa que ele causou a redução dos cátions H+(aq); por isso ele é chamado de agente redutor.
Agente oxidante é a substância que sofre redução. Logo, a substância que tiver o maior potencial de redução, ou o menor potencial de oxidação, será a melhor agente oxidante.
Este poder oxidante é medido pelo seu potencial normal de redução, isto é, quanto maior for o potencial normal de redução de um dado par espécie oxidada/espécie reduzida, maior será a tendência da espécie oxidada desse par se transformar na respectiva espécie reduzida, oxidando outras espécies químicas.
Comburente é um elemento ou composto químico susceptível de provocar a oxidação ou combustão de outras substâncias, ou seja, é qualquer substância que permite que o combustível seja consumido na reação (alimenta uma combustão).
O mais comum dos comburentes é o oxigênio, pois intensifica a reação química. Mas há casos isolados de combustões em que o comburente é o cloro, onde o bromo produz chama verde, e se combinado com o cloro fica azulado; ou o enxofre que produz chama amarela.
Resposta. Olfato e Visão, pois o primeiro aciona os nervos olfativos das vias nasais, remetendo e alertando ao cérebro de que algo está errado. A visão também é participante nesse papel, pois a grande parte das chamas e fumaças negras que vemos são sinais de combustão.