Como pragas chave ou principais, são consideradas aquelas que com freqüência provocam danos econômicos, exigindo medidas de controle. Como pragas secundárias são consideradas aquelas que embora causem injúrias à cultura, raramente provocam danos econômicos.
Um exemplo é o estimado para as pragas abaixo. Condições climáticas que favorecem: baixo índice pluviométrico. temperaturas diurnas elevadas....Condições climáticas que favorecem:
Quais métodos alternativos podem ajudar no controle de pragas?
Um inseto só pode ser considerado praga quando atinge um determinado índice de dano econômico para a cultura plantada. Dependendo da espécie, do tamanho populacional da praga, da fase de desenvolvimento, estrutura vegetal atacada e da duração do ataque, pode haver maior ou menor prejuízo, em quantidade e em qualidade.
Na agricultura, o controle químico é atualmente o método mais utilizado tanto por pequenos, médios e grandes produtores, e consiste no uso de produtos químicos (inseticidas, fungicidas, bactericidas, herbicidas, etc) para se controlar pragas e doenças.
O controle cultural consiste no uso de boas práticas agrícolas visando favorecer o crescimento da cultura em detrimento das plantas daninhas.
A ingestão está ligada ao inseto consumir tecidos ou seiva e adquirir junto o inseticida presente nos tecidos. Os produtos podem estar ou na superfície das folhas, ou no mesófilo, internamente na planta, e quando a praga consome tecidos adquire o inseticida junto.
Um dos principais ingredientes ativo deste grupo químico é o Acefato, considerado um inseticida sistêmico com ação de contato e ingestão. O mecanismo está relacionado com a inibição das enzimas colinesterases, aumentando os impulsos nervosos e resultando na morte das pragas (Lavo).
fruto; – Sistêmico: é aquele inseticida que, aplicado sobre folhas, troncos, ramos, raízes e sementes é capaz de ser absorvido e circular com a seiva para todas as partes da planta.
Como funciona um inseticida? O inseticida age atacando os neurotransmissores dos insetos, fazendo com que em contato com o produto o sistema neurológico pare de funcionar e o inseto morra.
Os organofosforados e carbamatos atuam ligando-se à enzima Anticolinesterase inibindo sua ação resultando em acúmulo de Acetilcolina na sinapse causando hiperexcitabilidade devido à transmissão contínua e descontrolada de impulsos nervosos: incluem tremores, convulsões e, eventualmente, colapso do sistema nervoso ...
CYPEREX 400 PM é um inseticida Piretróide, pó molhável com alto efeito residual, para uso profissional. É indicado para o controle de mosquitos, moscas, vespas, baratas, traças, pulgas, cupins, formigas, aranhas, escorpiões, etc.
Aplica-se espalhando o volume sugerido na ponta das orelhas, cabeça e linha dorsal do animal (ou 2 gotas por quilo, se animal de pelo longo e 1 gota por quilo, se cão de pelo curto). A aplicação deve ser repetida após o banho, com o animal seco, ou senão, a cada 7 dias. Não aplicar no animal ao sol.
O piretroide é um composto sintético que imita de forma potente as piretrinas encontradas nas plantas do gênero crisântemo e tanacetum. Presente em coleiras antipulga, inseticidas, shampoos contra piolhos, agrotóxicos, removedores de lodo e repelentes, o piretroide imobiliza e mata os insetos.
Eficaz no controle de baratas, formigas, carrapatos e traças. Modo de usar: Diluir 10ml do produto em 1 litro de água. Aplicar 50ml de calda por m2 de superfície nos locais onde os insetos costumam transitar em seus prováveis esconderijos, tais como: atrás e embaixo de armários, pias, roupeiros, frestas, ralos e etc.
Têm uma toxicidade dérmica baixa, mas a penetração na pele é aumentada com o uso de solventes orgânicos e emulsionantes presentes na maioria das formulações (Casarett LJ e Doull J,2008). Possuem o mesmo mecanismo de acção dos organofosforados, isto é, inibição da acetilcolinesterase.
CLASSE: Inseticida de contato e ingestão. GRUPO QUÍMICO: Piretroide (beta-cipermetrina); hidrocarbonetos alifáticos e aromáticos (destilado de petróleo hidrotratado); hidrocarboneto aromático (solvente nafta de petróleo aromática pesado). TIPO DE FORMULAÇÃO: Concentrado Emulsionável (EC).
BRUTUS é um Inseticida com ação de contato e ingestão recomendado para o controle de pragas nas doses e culturas relacionadas na bula. Via terrestre: ... No caso específico do tomate rasteiro e batata, utilizar um volume de 100 a 400 litros de calda por hectare, dependendo do estágio da cultura.
Aliados no controle de infestações de insetos nocivos às lavouras, os inseticidas combatem pragas responsáveis por grandes perdas em lavouras, pois sugam seiva, introduzem doenças e alimentam-se de partes das plantas fundamentais para o desenvolvimento das mesmas.
Insecticida piretróide atua por contacto e ingestão e destina-se ao combate das pragas nas culturas mencionadas. Atua por contacto e ingestão, com ação sobre o sistema nervoso dos insetos. ... Karate Zeon pertence à nova geração de piretróides fotoestáveis. Tem boa resistência à lavagem, após a secagem do produto.
Pulgão-verde Myzus persicae 100 mL/100 L de água ou 21,5 g i.a./100 L de água (1000 litros de calda/ha) Iniciar as aplicações quando for verificada a presença dos primeiros insetos. Reaplicar quando houver reinfestação. Realizar no máximo 8 aplicações. Não aplicar mais que 8,0 L/ha de LANNATE® BR por ciclo da cultura.