É não! Pelo contrário, o consumo de lácteos, principalmente os fermentados, é benéfico e pode prevenir o diabetes. Referências bibliográficas: American Diabetes Association.
“Quem tem gastrite deve evitá-lo, porque ele aumenta a acidez do estômago”, sentencia a geneticista de bactérias láticas e probióticas Alda Lerayer, do Conselho de Informações sobre Biotecnologia.
Xilitol. O xilitol é um adoçante extraído de frutas e vegetais e tem um índice glicêmico muito baixo, sem necessitar da insulina para ser metabolizado. Essa sua propriedade faz dele um dos mais indicados para os diabéticos.
Quem possui excesso de peso ou diabetes deve manter distância de qualquer tipo de açúcar. A recomendação de consumo de açúcar da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de no máximo 25 gramas por dia, o que equivale a 6 colheres de chá. Assim, o açúcar demerara, como qualquer outro, deve ser consumido com moderação.
De acordo com o endocrinologista, em geral, a quantidade do consumo de açúcar para um diabético é de até 30 gramas por porção.
Como cortar o açúcar da alimentação: veja essas 7 dicas!
"Ao retirar o açúcar da alimentação é possível diminuir o risco de diabetes e também da pré-diabetes, que é a resistência à insulina. Com a retirada, diminuição ou controle do açúcar pode-se sim organizar novamente as células no organismo e o método como as células trabalham", revelou a nutricionista.
Emagrece. O açúcar não é o único vilão da dieta, mas reduzir (ou cortar) o seu consumo ajuda a evitar, principalmente, o ciclo vicioso de sua ingestão e, consequentemente, reduz as calorias ingeridas. O consumo de açúcar simples gera picos e quedas repentinas de glicemia no sangue.
Para o corpo, você terá índices glicêmicos mais estáveis, menos dores de cabeça, maior saúde intestinal e ainda poderá ter perdido alguns quilos. Isso, pois o alto consumo do açúcar desequilibra a flora intestinal e, quando nosso processo digestivo não funciona bem, há maior inflamação, que atua no corpo como um todo.
Razões para a hipoglicemia ou o baixo açúcar no sangue Algumas das causas comuns do baixo açúcar no sangue entre diabéticos incluem: Overdose da insulina. Saltando, omitindo ou atrasando uma refeição. Consumo excessivo do álcool junto com o salto de uma refeição.