A aveia é um alimento importante para quem tem diabetes tipo 2, isto porque ela é rica em fibras solúveis. "Este nutriente ajuda a diminuir a velocidade da absorção da glicose, o que irá evitar os picos de glicose. Além disso, ele também controla a absorção do colesterol", explica o nutrólogo Roberto Navarro.
O índice glicêmico é a quantidade e a velocidade que o açúcar é liberado no sangue. Ao consumir o carboidrato de um alimento com muito açúcar, o organismo libera mais insulina, que produz gordura....Veja o índice glicêmico de alguns alimentos:
Verduras como alface, rúcula, agrião, repolho, couve, escarola, almeirão, espinafre, entre outros, estão liberados da mesma maneira que legumes como abobrinha, chuchu, vagem, abóbora, berinjela, couve flor e brócolis. Cenoura e beterraba também entram na lista.
Tabela de índice glicêmico
Desta forma, alimentos com índice glicêmico menor ou igual a 60 são classificados como “baixos”. Já os alimentos com índice glicêmicos entre 70 e 99 são “moderados” e os acima de 100 são considerados “altos”. “Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia.
Veja a seguir 10 alternativas naturais para trocar o açúcar e ter mais saúde sem perder o sabor doce dos alimentos.