Quem tem diabetes precisa controlar os níveis de glicose no sangue e é importante se alimentar em intervalos regulares, nunca passando mais de três horas sem comer. Por isso, os lanches são grandes aliados dos diabéticos.
5 trocas espertas para o almoço e jantar dos diabéticos
O Diabético pode e deve consumir o iogurte natural. ele é uma ótima fonte de cálcio e de probióticos que são bactérias benéficas ao intestino. Se estiver acima do peso dê preferência ao iogurte natural desnatado.
Isso porque no iogurte natural não é acrescentado o açúcar, como acontece com o iogurte grego. Assim, o iogurte natural só contém açúcar natural do leite. Cálcio: Essa é outra categoria que a diferença é grande entre os dois. O iogurte natural é uma fonte muito melhor de cálcio do que o grego.
Iogurtes desnatados: Possuem os mesmos benefícios que o iogurte natural, têm menos gordura em suas composições e baixos valores calóricos. Sua ingestão é recomendada às pessoas que desejam emagrecer ou àquelas que precisam controlar os níveis de colesterol.
Iogurte desnatado é indicado para quem faz a dieta low carb Isso porque o desnatado é bem menos calórico e possui um teor menor de gorduras, o que o torna muito indicado para quem está tentando emagrecer, especialmente se a pessoa segue a dieta low carb.
De acordo com o Dr. Anis Mitri, nutrólogo e CEO do CECAM, rede de clínicas de saúde, a principal diferença é que o iogurte desnatado possui menos ou quase nenhuma gordura na sua composição em relação ao iogurte integral. Entretanto, apesar da presença de gordura, o iogurte integral não deve ser excluído do cardápio.
Nutrição: Conheça as alternativas ao iogurte
Abóbora, abobrinha, acelga, agrião, aipo, alcachofra, alface, alfafa, almeirão, aspargo, berinjela, beterraba, brócoli, cenoura, chicória, chuchu, cogumelo, couve-flor, erva-doce, ervilha-torta, escarola, espinafre, folha de mostarda, funghi moyashi-nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, radicchio, repolho, ...
Logo, o substituto mais simples aos laticínios é a utilização de azeite, óleo de canola, abacate ou outro tipo de óleo nas receitas. Substituir laticínios pode ser um pouco mais difícil na hora de trocar a manteiga para cozimento.
A resposta curta: sim. “Considerando que é tico em probióticos, cálcio, potássio e proteína, o iogurte é um dos alimentos mais saudáveis que você pode comer”, diz Karen Ansel, nutricionista, nos Estados Unidos.
A versão com menos gordura e calorias (em média 76, quase a metade do que oferece o integral) tem mais cálcio (cerca de 300 miligramas no potinho de 170 gramas). É também a que tem mais proteína. Por isso, se quer emagrecer sem perder músculo, não tenha dúvida: fique com o iogurte desnatado.
2 - Iogurte com granola ou cereais: Os cereais e a granola também são ricos em fibras, ajudam nas funções intestinais, aumentam a sensação de saciedade, impedindo a gula e favorecendo o emagrecimento saudável.
De olho nas calorias: confira o ranking do iogurte grego
Para quem quer emagrecer, o ideal é consumir um iogurte com menor teor de gordura ou o desnatado. Além de ter em média 76 calorias, também tem mais cálcio e proteína que o integral.
Iogurte grego Mas a maior diferença está na quantidade de gordura e de calorias. Diferente do natural, o grego pode conter açúcar e outros ingredientes em sua composição, como calda de frutas. Enquanto o iogurte natural possui mais cálcio, o grego possui mais proteínas.
Em 100 gramas o iogurte grego tem 140 calorias. Já o natural possui 74 calorias. Por isso, o iogurte grego precisa ser consumido com cuidado por quem busca eliminar peso. Quando comparamos os dois tipos de iogurte, observamos que a quantidade de gordura total e saturada é maior no grego.
O iogurte grego pode virar uma sobremesa levinha e muito saborosa ou, então, tirar o molho da sua salada da mesmice
Uma das diferenças é que o iogurte grego tem muito mais proteína do que o iogurte normal. São 23 gramas em um contra 12 no outro. Também é geralmente mais baixo em carboidratos e açúcares. Portanto, ele pode ser uma opção melhor para você se quiser manter uma rotina de baixo carboidrato.
Existem dois tipos de iogurtes proteicos, um é feito com somente dois ingredientes: leite e cultura láctea e às vezes enzima lactase. Esse tipo de iogurte é o mais natural que se pode encontrar e independente de ser proteico ou não, são os tipos de iogurtes mais recomendados para a saúde.
O melhor iogurte é aquele que atende suas necessidades....Entenda a diferença dos tipos de iogurte
Um bom iogurte deve conter apenas leite e fermento lácteo. Portanto, quanto mais próximo disso o iogurte for, melhor ele. Procure um iogurte com o mínimo de conservantes e corantes possíveis. Evite iogurtes com frutas.
Iogurte líquido: iogurte natural batido, sem textura cremosa, com quebra mecânica das proteínas coaguladas. Também se caracteriza pela adição de soro. Iogurte grego: o processo de manufatura é bastante semelhante ao iogurte natural, com maior concentração da massa coagulada do iogurte, drenando o soro formado.
Coalhada - É feita de um leite fervido adicionado coalho. É mais azeda e tem muito mais nutrientes que o iogurte, mais cálcio. É mais nutritiva que o iogurte.
Iogurtes probióticos O Activia foi o primeiro iogurte com probióticos no mercado, sendo o mais conhecido. A bactéria usada em sua formulação é a Bifidobacterium animalis DN173010. Além de ter ação probiótica, essa bactéria produz vitaminas do complexo B, que são importantes para proteção do fígado.