SINTOMAS DA TPM
A TPM, ou tensão pré-menstrual, é uma situação muito comum em mulheres com idade reprodutiva e ocorre devido a alterações hormonais normais do ciclo menstrual, sendo caracterizada pelo aparecimento de sintomas físicos e psicológicos 5 a 10 dias antes da menstruação que podem interferir na qualidade de vida da mulher.
O método que o System Center Data Protection Manager (DPM) usa para proteger dados varia de acordo com os tipos de dados que estão sendo protegidos e o método de proteção escolhido.
Para saber se a menstruação está perto de descer, é importante ficar atenta a alguns sintomas que aparecem na maioria das mulheres, como por exemplo:
A TPM é um problema sério que afeta muitas mulheres na fase reprodutiva, principalmente com idade entre 30 e 40 anos. É bastante comum que as mulheres apresentem variações de humor antes do período menstrual.
Para diminuir as chances de desencadear os sintomas da TPM e aliviar o estresse, é orientado investir em momentos diários de alegria e de relaxamento, como uma conversa saudável e divertida com uma amiga, uma aula de meditação, assistindo a uma comédia ou fazendo qualquer outra atividade que dê prazer.
“Quando o revestimento do útero não é invadido por um óvulo fertilizado, os hormônios que sustentavam aquele ambiente não são mais necessários, o que faz o nível hormonal despencar”. “Quando isso acontece, o corpo sai do estado de alerta para um verdadeiro vazio hormonal.
O período menstrual pode trazer alguns desconfortos e até esta baixa de imunidade porque existe uma queda natural nos hormônios femininos antes da menstruação. Isso tem relação com a idade também, pois com o passar dos anos os hormônios ficam mais irregulares.
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.
As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.
As causas da ausência da menstruação geralmente estão relacionadas a diminuição do estrogênio que pode impedir a ovulação e a formação do tecido do útero que descama durante a menstruação, assim pode haver alterações menstruais como ausência de fluxo ou irregularidade do ciclo.
O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.