No entanto, estar deprimido é mais do que estar triste1 e chorar o tempo todo. Às vezes, quem sofre de depressão mostra sintomas que, de acordo com o senso comum, não estão associados à condição, como perda de peso ou insônia.
Sintomas de depressão
Existem órgãos de choque Por isso, quando tristes ou estressadas, algumas pessoas sentem dor de estômago; já outras sentem dor de cabeça e por aí vai. Caso esses sentimentos negativos perssistam, podem causar alteração física crônica, levando a doenças, como a gastrite (ferida no estômago).
O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.
Prostração, tristeza, perda de apetite, insônia, apatia, falta de prazer em realizar atividades que normalmente seriam estimulantes, são alguns exemplos. Quando estes voltam a se fazer presentes, é sinal que uma recaída está a caminho.
Quem já teve um quadro de depressão tem 50% de possibilidade de ter outro. Para quem já teve dois episódios, o risco aumenta para 70% e, para quem teve três, sobe para mais de 90%. Portanto, alguns pacientes precisarão tomar medicamentos durante anos e outros, pela vida toda com o intuito de prevenir a recorrência.
Por que as recaídas após tratamento para dependência química acontecem? Quando o organismo para de receber as substâncias das quais ele é dependente, ele começa a desencadear sintomas que refletem a sua falta.
Todos os tratamentos de um dependente químico e alcoólatras se iniciam com um período chamado de desintoxicação, em que o paciente para completamente de utilizar qualquer substância que vinha ingerindo. Nesse período, que dura cerca de 15 dias, todos os sintomas físicos da dependência serão eliminados.
Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.
Duração do tratamento Um programa de internação curto costuma durar de 15 a 30 dias. O intensivo pode variar de 90 dias a 180 dias.
2 – Depois de uma bebedeira, seu fígado precisa de alguns dias para se recuperar. A boa notícia é que você não precisa deixar de consumir bebidas alcoólicas para sempre, mas, sempre que exagerar nas doses, fique sem beber por pelo menos três dias.