Todavia, não podemos deixar de dizer que a forma correta desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”. ... O sentido desse provérbio é o de que não é difícil ir a um lugar longínquo e desconhecido pela primeira vez, quando não se tem acanhamento de pedir informações constantemente sobre o rumo a seguir.
“Quem não tem cão, caça com gato” – De acordo com o especialista, esse ditado tem duas versões. A primeira interpreta o ditado ao pé da letra. Ou seja, quando você não tem cachorro, leva mesmo um gato para caçar. A segunda teoria é que, na verdade, o ditado correto seria: “Quem não tem cão, caça como gato”.
Inicialmente se dizia "quem não tem cão caça como gato", ou seja, se esgueirando, astutamente, traiçoeiramente, como fazem os gatos. Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá.
Quem pode, pode; quem não pode, se sacode Ditado popular usado quando alguém se encontra em um ponto de vantagem, querendo mostrar que está em nível superior, de privilégios. Exemplo: “Ela vai para a Europa nas férias, sabia? Quem pode, pode!”
Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.
(Desde quando cachimbo tem pé? Como é correto: “Quem pariu e bateu que balance” / “Quem pariu os maus teus, que balance” (Afinal o que Matheus tem com isso? E quem pariu Luan, João, Maria faz como?) Como falamos: “Esse menino não para quieto, parece que tem bicho carpinteiro”.
Atribui-se inúmeras origens ao ditado popular “quem pariu Mateus que o embale”. Há quem diga que se refere à má escolha, por parte de Jesus, do cobrador de impostos Mateus para seu time de apóstolos. Fala-se também que decorre do costume machista de que a mãe seja a única responsável pelo trabalho de cuidar dos filhos.
Origem: Expressão de origem não bem definida. Uma possível explicação é a de que Jesus decidiu acolher Mateus entre seus discípulos, mesmo sendo ele um cobrador de impostos para Herodes Antipas , o tetrarca da Galileia . ... Ao ver isto, Jesus foi criticado pelos fariseus , por cear com coletores de impostos e pecadores.
Quem fala demais dá bom dia a cavalo. Este é um ditado popular usado para as pessoas que falam além do necessário. É evidente que é educado cumprimentar as pessoas que estão ao nosso redor, seja conhecido ou não. Dirigir a palavra a um animal já é sinal de fraqueza mental.
1. Expressão coloquial que tem correlação às pessoas que falam demais, que não se permitem calar-se diante de quem não merece a palavra. Entrar em debate com fanáticos religiosos é dar bom dia ao cavalo.
Engana-se quem pensa que falar sozinho pode significar loucura ou algo mais negativo. Falar sozinho em voz alta não é um sinal de loucura. De acordo com um estudo, isso pode até apontar várias fatores positivos para a pessoa e ainda trazer vários benefícios em tarefas do dia-a-dia.