O exercício físico regular é parte de um estilo de vida saudável. Mas, o exercício físico pode desencadear os sintomas da asma. Devemos evitar os fatores desencadeantes da asma, porém o exercício é bom para você e não deve ser evitado. Você não deve limitar sua atividade física quando a asma está bem controlada.
“Mesmo que a asma esteja equilibrada, não saia correndo intensamente sem um acompanhamento. O ideal é que seja uma um treinamento progressivo”, lembra Bogossian. “Se tiver crise, chiado ou qualquer desconforto respiratório durante o exercício, pare. Não se deve fazer atividade física com asma”.
A asma também envolve a inflamação das vias aéreas e os cientistas acreditam que a perda de peso também pode melhorar esse aspecto. Mais estudos serão necessários para esclarecer porque a perda de peso melhora a asma, mas, enquanto isso os pesquisadores finlandeses sugerem que "os pacientes obesos se beneficiam...
Mais uma vez a resposta é não! Esses portadores de asma, pelo contrário, devem ser estimulados a praticar exercícios físicos regulares, como todos na população.
Basicamente, quem sofre de asma tem uma respiração rápida e curta, desconforto no tórax e ansiedade. São sintomas que se agravam ao longo de um ataque. No entanto, além desses problemas, os asmáticos ainda convivem com várias complicações no dia a dia, inclusive, tendo algumas limitações.
“Sim, quem possui asma pode e deve praticar esportes. Asmáticos em programa de atividade física apresentaram menos sintomas e melhor qualidade de vida”, afirma o pneumologista Mauro Gomes.
Fumantes que tomam café possuem um menor risco de apresentar bronquite crônica quando comparados com os que não tomam café.
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, embora, em alguns casos, possa ser resultado de uma infecção bacteriana. As crises também podem ser desencadeadas pelo contato com poluentes ambientais e químicos (poeira, inseticidas, tintas, ácaros etc.). O cigarro é o principal responsável pelo agravamento da doença.
Alimentos proibidos na bronquite
A prevenção da bronquite
Se sofrer de bronquite bacteriana e estiver tomando antibióticos, consuma alimentos azedos sem leite, como: quefir ou chucrute (diariamente, para reabastecer as bactérias benéficas no intestino). Exclua de sua alimentação: leite, queijos, chocolate, banana, alimentos fritos e refinados. Evite açúcar simples.
Para as pessoas com diabetes e/ou hipertensão, a prática é ainda mais essencial, por ser eficaz no controle dos níveis glicêmicos, na redução dos níveis de colesterol, da pressão arterial e do excesso de peso. “Além disso, o exercício físico melhora a força muscular, o equilíbrio, a circulação e a coordenação motora.
"As pessoas com problemas respiratórios só devem praticar aqueles exercícios indicados por seu pneumologista ou por seu treinador. Esses profissionais sabem qual é o limite fisiológico de cada um". Participe da newsletter feita especialmente para sua família.
“Para pacientes portadores de condições que afetem as vias aéreas, tanto altas como baixas (nariz, seios paranasais, brônquios e pulmão), são muito indicadas a natação e a hidroginástica, pois contribuem na melhora da função respiratória e condicionamento físico; além do contato das mucosas com a água e meio de alta ...
A asma induzida por exercício físico é um tipo de asma que surge após fazer alguma atividade física vigorosa, como correr ou nadar, provocando o surgimento de sintomas como falta de ar, chiado ou tosse seca, por exemplo.
Quanto mais as fibras musculares se esforçam para realizar uma tarefa, mais elas consomem o oxigênio trazido pela corrente sanguínea. Isso obriga os pulmões a trabalhar em ritmo acelerado, já que são eles os responsáveis pela oxigenação. O coração também acelera, pois precisa bombear o sangue com mais vigor.