Os impressionistas representavam sensações visuais imediatas através da luz e da cor. Movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. Pontilhismo. ... uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
Características do impressionismo nas artes plásticas:
O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. ... Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc.
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas.
A mudança foi radical. Assim os impressionistas descobriram a luz e sua real incidência sobre os objetos. E o fato que a luz solar muda os objetos, à medida que o tempo passa. Essa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista.
As telas eram pintadas ao ar livre, o objetivo era criar obras espontâneas, inspiradas na natureza. A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris, onde participou o expositor Claude Monet, autor de Impressão: O Nascer do Sol, (1872), tela que deu origem ao nome do movimento.
Impressionismo no Brasil O impressionismo chegou ao Brasil anos após se estabelecer nos países da Europa. No fim do século XIX, a pintura de paisagem ao ar livre foi implantada na Academia de Belas Artes pelo pintor Grimm, ainda que contra a vontade dos acadêmicos da época.