Pode! não requer uma revolução na despensa. Basta fazer pe- quenas adaptações nas recei- tas, reduzindo a quantidade de gordura, carne processada e açúcar, alimen- tos ricos em calorias e pobres em nutrientes. A feijoada, prato típico brasileiro, é um exemplo de bomba calórica que ameaça a saúde e a dieta.
Por conta desses ingredientes, ela pode ser considerada uma refeição calórica com muitas proteínas, gorduras e sódio. Uma porção individual de feijoada com acompanhamentos pode ter mais de 750 kcal. Em 100 g há 117 kcal, 11,6 g de proteína, 32 mg de cálcio, 105 de fósforo, 278 mg de sódio e 303 mg de potássio.
Consumir laranja, acerola, abacaxi ou limão (seja em suco, ou a própria fruta) nas refeições, é outra forma de garantir a absorção do ferro presente nos mais diversos vegetais, como a própria couve que acompanha a feijoada, outras folhas verde-escuras, leguminosas, grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas em ...
Benefícios da mandioca na dieta Ou seja, são carboidratos menos calóricos, que se transformam aos poucos em energia para o corpo. Ao contrário do arroz branco, por exemplo, que se converte em açúcar no processo de digestão e é rapidamente absorvido pelo corpo, aumentando assim as taxas de glicose no sangue.
Para quem busca por uma dieta com pouca gordura e rica em fibras, pode contar com a farinha de mandioca, pois ela não tem gorduras e possui fibras que ajudam a dar saciedade e a regular o intestino, eliminando toxinas e diminuindo o estufamento causado por gases e inflamações.
Como comer farinha de mandioca sem engordar Para aproveitar o sabor da farinha de mandioca e ao mesmo tempo evitar o ganho de peso, deve comer apenas 1 colher de farinha de mandioca por dia, evitando consumir a farofa, que é uma preparação que tem mais calorias e gordura.
Opção mais nutritiva: Algumas das farinhas integrais são ideias para fazer a substituição da farinha de trigo. É possível usar em receitas de pães, bolos e tortas....
E quais farinhas ajudam no emagrecimento?
Farinha ou fibra de soja: rica em cálcio, fibra e antioxidantes, além de ser pouco calórica e substituir a farinha branca, a farinha de soja é isenta de glúten. A substituição pode ser completa ou dosada com outro farináceo. Utilize em receitas de pães, bolos, massas, panquecas ou para engrossar caldos.
Ele é rico em gorduras, pois o ômega 3 é um tipo de gordura, se consumida em quantidades adequadas é benéfica para o organismo, porém calórica. O pão menos calórico dos pesquisados é o Light integral sem casca da Wickbold, ele tem 99 calorias em 50 g (3 fatias).
O trigo de centeio é muito mais compacto e possui um baixo teor de gordura. Também tem um alto teor de minerais e ácidos graxos saudáveis, como o ácido linoleico. Como o pão de aveia e o pão multigrãos, o pão de centeio fornece uma variedade de vitaminas B, fibras e carboidratos complexos de absorção lenta.
7 pães integrais do mercado que vale a pena incluir na dieta
Para saber se é um pão integral de verdade, siga esse CHECKLIST!
- Para obter mais benefícios, o ideal é comprar pão com 50% a 85% de grãos integrais como aveia, trigo, linho, centeio e linhaça. É importante verificar o teor de fibras. O ideal são pães que têm dois gramas de fibras por fatia.
Confira as 5 melhores marcas de Pão Integral do Brasil
Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!
O melhor pão para ser consumido por diabéticos ou para quem quer perder peso é o pão de mistura, à base de cereais mistos, como trigo, centeio, milho e aveia, que aumentam a sensação de saciedade. Só para vos dar um exemplo, 100 gramas de pão integral fornecem 260 calorias, 54 gramas de hidratos (açúcares).
Wickbold
Teores de fibras
Além da presença exclusiva da farinha integral ou dela em maior quantidade, outras informações indicam que um produto é integral:
Pão Sírio. Também conhecido como pão pita, ele é feito de trigo assim como o pão branco, só que contém menor quantidade de gorduras e de carboidratos. Ele é uma boa opção para quem quer variar a dieta sem aumentar a quantidade de calorias e gorduras ingeridas.
Se observarmos seu valor calórico, o pão francês (50 g) com suas 150 calorias, não apresenta muita diferença em relação ao seu equivalente integral, com suas 140 calorias em duas fatias (50 g). A vantagem entre os dois são a inclusão das fibras, favorecendo os pães integrais.
Pão branco não promove saciedade e provoca inchaço Ainda de acordo com Paula Crook, o pão branco é pobre em nutrientes e não contém fibras em sua composição. “Ou seja, seu consumo não promove saciedade. O fermento biológico também é engordativo e provoca inchaço”, diz.