A borboleta é um dos bichos que sofrem a metamorfose mais completa. A transformação ocorre em quatro fases: a do ovo, da larva, da pupa e o estágio adulto. O ciclo começa com os ovos, postos pela borboleta geralmente em folhas de planta. Esse período dura de alguns dias até um mês.
Encyclopædia Britannica, Inc. Muitos insetos passam por quatro fases de metamorfose: ovo, larva, pupa e adulto. Ao sair do ovo, o inseto tem formato de larva, que é bem diferente da forma de adulto. Um exemplo são as lagartas.
Muda ou ecdise é um processo que ocorre em artrópodes e caracteriza-se pela troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento. Esse processo é essencial, pois esses invertebrados apresentam um esqueleto externo, o que impossibilita um crescimento contínuo.
Por este fato, a joaninha está associada à boa sorte, à felicidade, ao equilíbrio e à harmonia. Para os chineses, a joaninha representa a boa sorte e é uma mensageira do Divino. Na França, existe uma superstição que se uma joaninha pousar em uma pessoa, será aviso de renovação e transformação em sua vida.
Elas são insetos com boas intenções e por isso são associadas à boa sorte e à felicidade. Por isso, se uma joaninha pousar em você, acredita-se que boas coisas estão para lhe acontecer. Da mesma forma, também acredita que se uma joaninha pousar em algo seu, significa que irá ganhar outro igual ou melhor.
Como atrair: Para atrair Joaninhas deve-se plantar: endro, gerânios, funcho, coreópsis, angélica, cosmos, tanaceto, cominho, dente-de-leão, coentro, mil-folhas e/ou cenoura.
Na maioria das vezes, ver uma joaninha em um sonho é previsão de sorte. Em especial, essa sorte está relacionada a ganhos financeiros. Portanto, esse sonho indica que é um bom momento para fazer apostas, aplicar capital, iniciar projetos, entre outras coisas.
Uma superstição bastante compartilhada com crianças em diferentes culturas é “nunca matar uma joaninha, pois isso pode trazer má sorte”. A fonte deste ditado pode ter sido justamente os próprios agricultores que queriam proteger esses insetos minúsculos, mas eficientes defensores das plantações.
A picada da joaninha pode causar um pouco de coceira e irritação, então é mais seguro usar um graveto, uma escova ou algum instrumento semelhante para capturar e transportar essa criaturinha. Sempre que você lidar com joaninhas, lave as mãos.
Para fazer uma casa menorzinha, corte um pau de bambu ao meio e pendure-o com um arame. Essa é uma forma supersimples de fornecer abrigo para as joaninhas. As joaninhas adoram a urtiga-comum e outras plantas de jardim. Plante algumas perto da casinha para atrair mais visitantes.
Ao final do Projeto chegamos à conclusão que a joaninha não pode ser bichinho de estimação, pois ela precisa “morar” na natureza, junto das plantas e dos pulgões!