Quem Sobrevive No Filme Um Clssico Filme De Terror?

Quem sobrevive no filme um clssico filme de terror

Produzido pela gigante do streaming Netflix, Um Clássico Filme de Terror homenageia (ou tenta) os clássicos do gênero mais controverso e cultuado do cinema. Na trama, alguns passageiros de nacionalidades diferentes compartilham uma viagem de motorhome pela região sul da Itália, conhecida como Calábria. O motorista, um pseudo-cineasta-blogueiro e cinéfilo chamado Fabrizzio, conduz o pequeno grupo de desconhecidos: o jovem e alegre casal formado por Mark e Sofia, um médico (não tão bem humorado assim) chamado Riccardo, cujo passado esconde algum segredo obscuro e a protagonista Elise, que vive também um momento conturbado: está viajando até uma clínica onde deve realizar um aborto.

Críticas AdoroCinema

Uma canção se destaca bastante para nós brasileiros: a versão em italiano para o clássico infantil de Vinicius de Moraes “Era Uma Casa Muito Engraçada”. Umas das cenas mais violentas acontece ao som da canção. Cena esta inspirada numa das sequências mais marcantes de Louca Obsessão (1990). Em relação a violência, ela até está presente (olhos, orelhas e línguas são arrancadas, por exemplo), mas quase sempre em off screen, o que pode frustrar um pouco quem curte aquele famoso gore que o próprio cinema italiano de horror, em sua época áurea, ajudou a difundir.

Enfim, apesar da proposta louvável (reverenciar e refletir sobre o gênero horror), do esmero técnico e do plot twist ambicioso, Um Clássico Filme de Terror se perde em seu ato final em meio as “metalinguagens” que tornam a trama bem inverossímil e incompleta – e acaba decepcionando. Dificilmente se tornará um “clássico”.

Essa é uma trama que de fato não se preocupa em mostrar nada, não existe qualquer significado que não seja referenciar os filmes de terror (principalmente feitos nos Estados Unidos), e constantemente se coloca como “vitima” de tão insistente na narrativa de explicitar o seu conhecimento com o gênero. A trilha sonora também brinca com isso, exagerada e constante.

Cobra Kai escala ator para viver o Mestre Kim Sun-Young, de Karatê Kid

Cobra Kai escala ator para viver o Mestre Kim Sun-Young, de Karatê Kid

Mas nem todo mundo é fã nesse nível. E está tudo bem. Mas é aí que o roteiro tenta quebrar as atitudes destrutivas habituais do público que converte não-entendimento em ódio: a arte demanda do seu espectador (assim como do artista) tempo, dedicação e empatia. O bom-senso de julgar apenas depois de ver o filme todo também é evocado, nos fazendo lembrar que imagens fora de contexto nos dizem muito pouco sobre a verdadeira essência da obra.

Ao descobrirem o grupo da seita, a primeira vítima é feita: Mark. Os sobreviventes tentam fugir com Chiara. Nesse momento, descobrem mais carros vazios e que mais turistas tiveram o mesmo destino macabro.

Fabrizio conta que se trata da lenda de Osso, Mastrosso e Carcagnosso. Logo, eles descobrem uma garota chamada Chiara e percebem que estão no meio de uma seita macabra.

POSTAGENS RECENTES

A história na Netflix começa com Elisa, incerta sobre realizar um aborto, entrando em uma van com os amigos. O grupo é formado Sofia, Mark, Riccardo e o motorista Fabrizio, que diz gravar vídeos dos passeios dele. Os cinco querem viajar por cenários bonitos da Europa.

Essa não é a única reviravolta no terror da Netflix. Chiara é uma cúmplice do motorista. Frustrado com a descoberta de Elisa, Fabrizio conta que trabalha com a seita para gravar as mortes. O objetivo é lançar um sangrento filme de terror, que no universo de Um Clássico Filme de Terror faria bastante sucesso.

Porém, de noite, o grupo perde o controle e bate a van. Na manhã seguinte, eles acordam e se encontram no meio de uma floresta vazia, apenas com uma casa próxima. Nela, há várias fotos perturbadoras de pessoas usando máscaras de bodes.

DNA do Crime: O caso real que inspirou a série policial brasileira da Netflix

DNA do Crime: O caso real que inspirou a série policial brasileira da Netflix

O anúncio da Trilogia Rua do Medo mostrou que 1994, 1978 e 1666 tinham a potência de um novo Pânico, mas infelizmente algo aconteceu e, no terceiro filme, o maravilhoso pastiche que se construía desanda nas mãos da diretora Leigh Janiak, enquanto Um Clássico Filme de Terror traz em uma única obra tudo o que os três filmes Rua do Medo se propuseram a fazer: homenagear a retroalimentação do giallo italiano e do slasher estadunidense, enquanto faz uma análise (auto)crítica e metalinguística do formato, nos moldes dos ensinamentos de Pânico.

Não que seja ruim de todo, mas eu não assistirei uma segunda vez. Um filme sem pé nem cabeça, que copia ideias de outros filmes e que ao inves de fazer “homenagens” ele piora o que outros ja fizeram.

Não demora muito e Sofia e Riccardo também são mortos. Nesse momento, Elisa percebe que Fabrizio está trabalhando com a seita em Um Clássico Filme de Terror e drogou os personagens antes.

Assassinos da Lua das Flores (2023): Leia a critica do filme

Fabrizzio é ao mesmo tempo, o condutor do motorhome, o cinéfilo que tece comentários que pontuam algumas das homenagens aos filmes de horror e também o grande vilão revelado na polêmica reviravolta – o personagem parece sintetizar as principais ideias de Pânico (1996). Ironicamente, Fabrizzio usa uma camiseta vermelha escrito Spoiler, ou seja, ele é a própria grande revelação. É aqui que inicia a segunda parte do filme, quando a protagonista e nós descobrimos que Fabrizzio estava filmando todas as atrocidades ritualisticas da seita (desmembramentos, assassinatos e torturas) e pretendia lançar o filme como um Verdadeiro Clássico Filme de Horror, um grande snuff. Ou seja, ele dirigia o filme de dentro do próprio filme, numa espécie de salada metalinguistíca que coloca em xeque toda verossimilhança que havia até então. Fabrízzio também reflete em seus diálogos, o fetiche pela violência, não apenas nos filmes, também nos noticiários. Em contrapartida, questiona em determinado momento que o cinema italiano sobrevive de filmes de comédia (assim como o nosso cinema tupiniquim) e não investe em filmes de terror.

Um Clássico Filme de Terror traz duas perguntas aos assinantes da Netflix no final: Elisa sobrevive? E quem está assistindo à história? A personagem fica viva e o homem misterioso é simplesmente um espectador da plataforma fictícia chamada Bloodflix.

Diferente da trilogia Rua do Medo recentemente lançada na Netflix, que consegue referenciar bem os filmes de terror, principalmente os Slashers e sem se colocar acima deles, Um Clássico Filme de Terror tenta usar ironia de um modo que fica quase que se culpando por ser “tão inteligente”, parece que os criadores realmente acharam que estavam realizando Um Clássico Filme de Terror, que só pelo titulo já mostra a tal ironia que de tão tediosa, acaba levando a história do filme pro buraco a cada cena.

O Jogo da Invocação (2023) | Critica

Já em 1920, finalmente surgiu o primeiro longa de terror, O Gabinete do Doutor Caligari, falando sobre Francis e o amigo Alan, que visitam o gabinete do Doutor Caligari e conhecem Cesare, um homem sonâmbulo que diz a Alan que ele morrerá.

Cinco viajantes dividindo carona num motorhome para chegar a um destino comum. Durante a viagem, eles sofrem um acidente quando tentam desviar da carcaça de um animal morto na estrada. Ao recobrarem a consciência, eles se encontram no meio do nada. A estrada em que viajavam desaparece e há apenas uma floresta densa e impenetrável e uma casa de madeira no meio de uma clareira, onde acontece um culto macabro.

Em relação ao elenco, a protagonista é interpretada com a dedicação necessária pela italiana Matilda Anna Ingrid Lutz (da produção franco-belga Vingança, de 2017). Completam o elenco: o jovem inglês Will Merrick vivendo Mark, a lindíssima ucraniana Yuliia Sobol como Sofia, e os italianos Peppino Mazzotta como o médico Riccardo e Francesco Russo como o personagem Fabrizzio.

Filho de Sylvester Stallone morreu; conheça triste história

Algo é certo: o homem que está vendo o filme na Bloodflix, a Netflix do terror, é um espectador comum – assinante dessa plataforma. A filha dele, inclusive, pode ser percebida na casa dele.

Logo no início, quando entendemos que é mais um filme de pessoas sendo massacradas no mato, a história toma rumos bastante originais ao inserir, por exemplo, a ideia da estrada que desaparece, obrigando as vítimas a se abrigarem na cabana estranha, o que nos demais filmes os jovens costumam fazer voluntariamente, testando o bom senso do espectador.

Como entender o filme um clássico filme de terror?

Sinopse. Um Clássico Filme de Terror é um suspense violento sobre um grupo de pessoas viajando em um trailer pelo sul da Itália. Durante o caminho, eles acabam sofrendo um acidente quando um animal aparece, de repente, no meio da estrada.

O que é Bloodflix?

Entenda o final SURPREENDENTE de Um Clássico Filme de Terror. Já está disponível na Netflix a nova aposta da plataforma no gênero terror, Um Clássico Filme de Terror, nova produção original italiana que mistura diversos subgêneros do cinema e entrega um desfecho bastante surpreendente.

Qual o final do filme um clássico filme de terror?

Um Clássico Filme de Terror acaba de duas formas na Netflix: a primeira traz Elisa conseguindo fugir da seita e a segunda é o fato do conto ser um filme exibido num serviço chamado Bloodflix. Esse desfecho se torna mais perturbador com a mensagem deixada sobre o fetiche pela violência.