→ Reino Animalia ou Metazoa: Nesse reino estão organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Como exemplo de representantes, podemos citar o homem, as esponjas, as águas-vivas e os peixes.
Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas. ... Diferentemente das briófitas, as pteridófitas apresentam estruturas como raízes, caules e folhas.
As pteridófitas, também chamadas plantas vasculares sem sementes, são um grupo de plantas em que se observam a presença de xilema e floema (vasos condutores) e a ausência de sementes, característica esta que surge apenas nas gimnospermas.
Esse é o maior grupo de plantas existente. As angiospermas são plantas que se caracterizam por apresentar flor e fruto. ... Entre exemplos de angiospermas, podemos citar: a roseira, a mangueira, o arrozeiro, o feijoeiro, a grama, os lírios, as orquídeas, o coqueiro, entre várias outras.
Com exceção de regiões de clima muito frio, as angiospermas são as plantas mais abundantes em todos os biomas terrestres, sendo encontradas nos mais variados ambientes. Elas vivem no solo, na água ou sobre outras plantas.
As angiospermas basais compreendem um grupo de plantas que se caracterizam por apresentar pólen uniaperturado ou monossulcado. Dentro das angisopermas basais estão as ordens Amborellales, Nymphaeales e Austrobaileyales (clado ANA).
Monocotiledôneas são as plantas angiospermas que possuem apenas um cotilédone na semente. Os cotilédones são as folhas embrionárias modificadas que a planta apresenta.
As angiospermas foram subdivididas em duas classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. São exemplos de angiospermas monocotiledôneas: capim, cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, aveias, cevada, bambu, centeio, lírio, alho, cebola, banana, bromélias e orquídeas.
Significado de Cotilédone Órgão apendicular que faz parte do embrião dos vegetais fanerogâmicos, o qual é constituído pelas primeiras folhas das plantas.
Também conhecidas como magnoliopsidas, as dicotiledôneas são plantas (angiospermas) que possuem dois ou mais cotilédones na semente. Os cotilédones são as folhas iniciais dos embriões das plantas. Características principais das dicotiledôneas: ... - Presença de pecíolo (parte que liga o caule ao limbo) na folha.
As dicotiledôneas são angiospermas caracterizados, em suma, por apresentarem dois ou mais cotilédones em sua região embrionária (semente). Elas se caracterizam, além disso, por apresentarem folhas reticulares, bem como flores tetramêras ou pentâmeras.
As Magnoliopsidas ou dicotiledôneas formam uma classe pertencente à divisão Magnoliophyta, ou plantas com flor, cujo embrião (semente) contém dois ou mais cotilédones. Outras características incluem raiz axial e folhas com nervação reticulada.