Principais filósofos iluministas
O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
John Locke
Chamado de “século das luzes”, o iluminismo trouxe ideias voltadas à razão para deslegitimar o modelo de estado predominante na época. Seu ideal era defender a liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e afastamento entre igreja e estado.
A classe social burguesa, porque defendiam uma maior participação no poder, queriam a propriedade privada, liberdade econômica. Além de os burgueses serem providos do dinheiro na época. O Iluminismo atendia especialmente aos interesses dos burgueses, pois foi um movimento protagonizado pelos próprios burgueses.
Iluminismo é um movimento cultural que se desenvolveu na Inglaterra, Holanda e França, nos séculos XVII e XVIII. Nessa época, o desenvolvimento intelectual, que vinha ocorrendo desde o Renascimento, deu origem a idéias de liberdade política e econômica, defendidas pela burguesia.
O movimento iluminista surgiu na França, mas vale citar que a maioria dos filosófos precursores do iluminismo morreram antes do movimento começar.
Resposta. O Iluminismo surgiu entre os séculos XVII e XVIII, onde defendia a razão, liberdade, a livre crítica e a tolerância religiosa. Essa ideologia iluministas se difundiu pela Europa através de ideias de grandes filósofos, entre eles: Montesquieu, Voltaire, Rousseau e Diderot (franceses) e John Locke (inglês).
Os ideais iluministas já estavam bastante difundidos quando da Independência dos Estados Unidos, até porque alguns dos teóricos americanos tiveram acesso a exemplares de livros ou foram os próprios idealizadores iluministas, tendo contato em universidades ou no meio político.
Resposta: As críticas que os iluministas faziam ao Antigo Regime começava com o excesso de poder nas mãos dos monarcas, isto é, devido ao Absolutismo, bem como o poder excessivamente coercitivo exercido pelo estado.
O Iluminismo criticava o Antigo Regime em diversos pontos. Nas política, alguns iluministas defendiam o Despotismo Esclarecido, outros a Monarquia Parlamentar e outros ainda a República. Na economia, criticavam o Mercantilismo e as intervenções do estado, buscando o individualismo economico.
Para a burguesia em ascensão no século XVIII, as ideias iluministas foram importantes para defender o liberalismo econômico. Nesse contexto, foram importantes pelo menos três acontecimentos: a Revolução Francesa, a Revolução Industrial e a Independência Americana.
O iluminismo defendia a busca de conhecimentos através da razão em detrimento das creças religiosas. Estas ideias vieram concerteza preparar as mentalidades para que em 1822 a independencia do Brasil fosse uma realidade através de principios dos inconfidentes mineiros.
Resposta. Eles criticavam o antigo regime, logo, eram contra o absolutismo monárquico, o mercantilismo e etc.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
Resposta. Resposta: O Iluminismo foi um movimento cuja participação foi exclusivamente burguesa devido à necessidade de acesso ao saber promovido pelos livros, sendo que a esmagadora maioria da população europeia daquele período era analfabeta.
A burguesia apoiou o iluminismo pois era uma teoria que os beneficiava, retirando poder da Igreja Católica e também responsável pela limitação do poder do monarca.
O Iluminismo foi um movimento intelectual que se tornou popular no século XVIII, conhecido como "Século das Luzes". Surgido na França, a principal característica desta corrente de pensamento foi defender o uso da razão sobre o da fé para entender e solucionar os problemas da sociedade.
As principais consequências do Iluminismo são a Consolidação de uma vida burguesa do mundo, Reconhecimento científico e cultura, Limitação do poder da Igreja, Despotismo esclarecido, Revolução Francesa e Independência das colônias americanas.
O movimento Iluminista aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobretudo na França, no século XVIII. O Iluminismo caracterizou-se pela importância dada à razão. Com isso, a razão encaminharia o homem à sabedoria e o conduziria à verdade.
Principais fundamentos do iluminismo foram: liberdade, igualdade e fraternidade, propagação de conhecimento e da razão, estímulo a investigação e experimentação, explicação através da lógica. ... Eram a favor da liberdade política, econômica e religiosa.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
Seguindo essa premissa, toma-se o “iluminismo britânico” – entendido como um programa político-social letrado, matriz para a produção e a circulação de textos de caráter historio- gráfico, ensaístico e romanesco no século XVIII – como base para um exame do contexto letrado setecentista e de textos de autores ...
Mas não foram apenas filósofos que participaram do movimento iluminista. As restrições e a intervenção econômica presentes no ideário mercantilista também foram duramente questionados ao longo do século XVIII. A Fisiocracia defendeu o fim do mercantilismo e da tutela do Estado sobre a economia.
Termos usados para descrever as tendências do pensamento e da literatura na Europa e em toda a América durante o século XVIII, antecedendo a Revolução Francesa. A doutrina da Igreja foi duramente atacada, embora a maioria dos pensadores não renunciassem totalmente à ela. ... Não pare agora...
Iluminismo: uma nova concepção intelectual e política, surgiu com o iluminismo. As ideias de igualdade e de disseminação do conhecimento intelectual propagaram-se e trouxeram à humanidade o entendimento de que a evolução moral e social está diretamente ligada à evolução intelectual.
os Iluministas buscavam instituir a razão como ferramenta principal no entendimento do homem sobre o mundo ao seu redor e questões básicas, como a sociedade, a cultura e a religião.
A influência do iluminismo para a sociologia foi por que com o movimento do iluminismo os estudiosos começaram a buscar uma resposta racional para tudo. Foi assim que surgiu a sociologia, para que os estudiosos pudessem discutir as leis impostas pela Igreja Católica.
A revolução industrial foi um marco extremamente importante para o surgimento da sociologia. O trabalhador proletariado era extremamente explorado pela burguesia, e isso voltou os olhares dos pensadores da época para o sistema capitalista, os fazendo pensar sobre a forma como a sociedade era organizada.