Os répteis são animais muito bem-adaptados à vida no ambiente terrestre. O termo réptil vem do latim reptilis e significa “que se arrasta”. Entre seus representantes, podemos citar as serpentes, crocodilos, jacarés, lagartos e tartarugas.
Etimologia. O termo "jacaré" se origina do termo tupi "îakaré", ou "jaeça-karé", que significa "aquele que olha de lado" O termo "aligátor" se origina do termo inglês "alligator", que provavelmente é uma forma anglicanizada do espanhol "el lagarto".
Na sua propriedade, pelo menos, o jacaré é o primeiro na cadeia alimentar, seguido da capivara, cateto, porco monteiro e o cervo.
Na cadeia alimentar o sapo é o predador e controlador da população de insetos. Na direção inversa, os anfíbios também servem de presas para inúmeras espécies de peixes anfíbios, aves e mamíferos.
Os jacarés ficam parados por grandes períodos do dia. Os momentos de maior atividade são durante a alimentação, a fuga de predadores ou o namoro, quando casais se unem para fazer os filhotes. Francisco Langeani, professor de zoologia da Unesp de São José do Rio Preto (SP).
Member. É um réptil. Basicamente, a classe de animais anfíbios é para os dependem da água para se reproduzir, e até certa fase do seu desenvolvimento, vivem exclusivamente na água, o que não é o caso do Jacaré e de nenhum réptil.
Os jacarés vivem sempre à beira da água, perto de rios ou lagoas. Eles passam o dia todo tomando sol, em grupos, e à noite vão caçar dentro da água. São carnívoros, isto é, comem outros animais. Seus alimentos preferidos são peixes, aves, moluscos e pequenos mamíferos que ficam nas margens dos rios.
O jacaré é um réptil que respira por pulmões. Assim, mesmo ficando na água a maior parte do tempo, ele precisa ir até a superfície pegar oxigênio da atmosfera.
Mas qual o motivo desse hábito? A resposta é simples, a pele da boca desse animal é bastante fina e cheia de vasos sanguíneos. Como o jacaré fica ao sol para absorver calor, com a boca aberta faz esse trabalho mais rápido, pois retém o calor com grande eficiência e maior rapidez.
Eles dependem do sol para manter a temperatura do corpo e, quando esquentam demais, se mandam para um mergulho no lago ou rio. É na água que os jacarés se dão bem durante a caça, podendo se deslocar mais rapidamente do que na terra e usando a força das suas caudas para abater as suas presas.
Informação importante: os ovos de jacarés têm a casca muito forte, por isso os filhotes de jacarés, ainda no ovo, desenvolvem uma espécie de martelo no final do focinho que tem exatamente a função de quebrar o ovo para nascer; os filhotes perdem o martelinho logo após o nascimento.
Problemas de saúde Como os jacarés de estimação são mantidos ilegalmente, os animais não recebem os cuidados veterinários de rotina. Consequentemente, problemas graves de saúde podem passar despercebidos durante anos.
Paleosuchus palpebrosus
Aligátor americano: 230 kg
Crocodilo-de-água-salgada: 1.
Os jacarés são répteis pertencentes à família Alligatoridae, possuem focinho curto e largo, e os dentes não são muito longos. Quando o jacaré fecha a boca, não é possível observar nenhum dente à mostra, como ocorre com o crocodilo.
Tem distribuição em dez países da América do Sul, e no Brasil pode ser encontrado nos biomas Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e no entorno do Pantanal. O Jacaré-coroa habita a Amazônia e mede cerca 1,5m de comprimento.
Os crocodilos podem ser encontrados em algumas partes da Ásia, da África, da Austrália e do continente americano. A maioria vive em pântanos, lagos e rios, nas regiões quentes. Algumas espécies vivem no oceano.
O crocodilo pertence à família Crocodylidae, que vive em ambientes aquáticos, existindo espécies tanto em água doce quanto salgada. Em nosso país, não são encontrados crocodilos, portanto, todos os répteis desse porte existentes aqui são jacarés. Crocodilos são muito comuns na África, Ásia e Oceania.
Os jacarés pertencem à família Alligatoridae, enquanto o crocodilo à Crocodilidae. Dentre as características físicas, podemos citar o focinho, que em crocodilos é mais fino e alongado quando comparado ao dos jacarés, que possuem focinho curto e mais largo.
Crocodilianos (Crocodilia)