O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses. ... Na formação da estrutura do DNA, temos as bases nitrogenadas Adenina, Guanina, Timina e Citosina, e na composição do RNA temos a Adenina, Guanina, Uracila e Citosina.
Eles têm papel fundamental na formação estrutural do DNA e do RNA, além de serem indispensáveis em certos processos bioquímicos, como o metabolismo celular e as vias de sinalização. A síntese de nucleotídeos ocorre naturalmente no nosso organismo, sendo que é reciclado constantemente pela síntesede novos nucleotídeos.
O DNA é a molécula que armazena informações genéticas. É formado por três tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina) que irão formar moléculas de DNA distintas conforme a sequência e a quantidade desses nucleotídeos.
A função dos ácidos nucléicos é controlar a síntese protéica, armazenando e transportando as informações genéticas através das moléculas de DNA e RNA.
os ácidos nucleicos tem a função de guardar informações genética dos organismos, contendo também todas as informações necessária das células, para definir a cor dos olhos dos cabelos (e etc), forma o DNA e RNA.
A ligação ocorre entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte. Detalhadamente, a ligação se dá através da hidroxila (OH) presente no carbono 5 do grupo fosfato com a hidroxila do carbono 3 da pentose do outro nucleotídeo. Dizemos que esta é uma ligação fosfodiéster.
No DNA existem quatro tipos de bases nitrogenadas:
Adenina, guanina, citosina, timina e uracila Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio.
A adenina, citosina e guanina são bases nitrogenadas encontradas tanto no RNA quanto no DNA. A timina é exclusiva do DNA, e a uracila é exclusiva do RNA.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. ... Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.
A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de RNAm. A outra fita não é transcrita. Essa é uma das diferenças entre a duplicação do DNA e a produção do RNA.
- RNA mensageiro (RNAm): é constituído por um filamento simples que contém sequências de bases nitrogenadas. Cada sequência de três bases é chamada de códon. Cada códon codifica um aminoácido de uma proteína.
Resposta. - Transportador: é o responsável por levar os aminoácidos para o RNA mensageiro através das trincas. - Ribossômico: ele faz parte do ribossomo, organela responsável pela síntese proteica. - RNAr: é quem vai juntar as informações contida na receita e os ingredientes para fazer o bolo.
O RNA mensageiro (RNAr) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. O RNA transportador (RNAt) também é produzido a partir de uma fita do DNA. ... O RNA ribossômico (RNAr), chamado por alguns de RNA ribossomial, faz parte da constituição dos ribossomos.
O RNA, chamado de Ácido Ribonucleico (ARN) é, assim como o DNA, um ácido nucléico composto por nucleotídeos. Embora esteja relacionado com a função de armazenar as informações genéticas tal como a molécula de DNA, o RNA tem função mais ativa, controlando a síntese proteica.
Possui na sua molécula uma região formada por três nucleotídeos chamada anticódon que interage com a sequência específica (códon) localizada na molécula de ARN mensageiro dentro do ribossomo. Como os códons no ARNm são lidos no sentido 5' → 3', os anticódons são orientados no sentido 3' → 5'.
A tradução termina quando um códon finalizador é encontrado na mesma fita de mRNA que está sendo traduzida. Os códons são UGA, UAA ou UAG. Como estes códons não são lidos, eles não têm efeito na tradução. Por fim, o polipeptídeo é liberado do ribossomo, que se torna disponível para começar a síntese de outra proteína.