A reação de saponificação ocorre basicamente quando um éster reage com uma base inorgânica forte, tais como o hidróxido de sódio e o hidróxido de potássio (NaOH e KOH), em meio aquoso e sob aquecimento. Os produtos são um sal orgânico e um álcool. Esse tipo de reação é chamado também de hidrólise alcalina.
A composição do biodiesel é basicamente uma mistura de ésteres de ácidos graxos com monoalcoóis de cadeia curta, como o metanol ou o etanol. Essa mistura é obtida pelos processos de transesterificação ou esterificação.
O biodiesel é um combustível renovável, pois é produzido a partir de fontes vegetais (soja, mamona, dendê, girassol, entre outros), misturado com etanol (proveniente da cana-de-açúcar) ou metanol (pode ser obtido a partir da biomassa de madeiras).
Adaptabilidade e Aprendizagem ao Longo da Vida | 2.
O Brasil, por ser detentor de uma grande extensão territorial, apresenta uma ampla diversidade de matérias-primas para a produção de biodiesel, como a soja, o girassol, a mamona, o milho, o pinhão- manso, o caroço de algodão, a canola, o babaçu, o buriti, o dendê, a macaúba e o amendoim, além das de origem animal como ...
Vantagens do biodiesel Energia limpa e renovável – O biodiesel, quando comparado ao óleo diesel mineral, é capaz de reduzir a emissão de Carbono (CO2), além de não produzir outros gases poluentes e agressivos à saúde.
A maior importância do biodiesel é pela sua característica renovável. Isso reduz a demanda por petróleo, reaproveita resíduos que seriam descartados – oferecendo-lhes novos usos a partir do rejeito, já que apenas 1 gota de óleo é o suficiente para poluir 25 litros de água.
Explique que a diferença entre biodiesel e diesel é bastante clara. ... Quando produzido a partir de óleos vegetais, o biodiesel é considerado um produto de origem fundamentalmente verde. Já o diesel, uma parafina de longa cadeia de carbono, é um derivado do petróleo, uma fonte não renovável.
O Diesel Comum, ou S500, significa que há 500 partes de enxofre por milhão. Enquanto o S10 se refere ao combustível com 10 partes de enxofre por milhão. Os dois produtos podem ser usados por motores de caminhão e de ônibus. No entanto, o S500 é indicado para veículos movidos a diesel com fabricação até o ano de 2012.
A principal diferença entre esses combustíveis é a origem de cada um deles e as aplicações. ... Etanol e gasolina servem para abastecer veículos leves, como carros e motos, enquanto o diesel é o combustível que move ônibus, caminhões e até grandes embarcações.
Em média, o biodiesel a partir de óleo vegetal virgem leva para cerca de emissões de 80% mais elevados do que o diesel fóssil que substitui; Soja e biodiesel à base de palma são duas e três vezes pior respectivamente.
diesel