Esporozoários são parasitas de formas heterogêneas que habitam em outras células e no glóbulo vermelho. Absorvem seu alimento dos organismos que parasitam. Eles são obrigatoriamente parasitas pois não possuem meio de locomoção como na maioria dos outros tipos de protozoários.
Os protozoários podem se reproduzir tanto assexuada quanto sexuadamente. Na reprodução assexuada, a célula cresce até se dividir em dois novos organismos. Este processo é chamado de divisão binária. ... Em algumas espécies, ocorre a alternância de gerações (sexuada e assexuada) e a formação de esporos.
Os protozoários, em sua grande maioria, apresentam vida livre e são encontrados em diferentes ambientes aquáticos e úmidos. Existem, no entanto, espécies que vivem em associação com outros organismos, como é o caso dos parasitas.
Esse grupo de micro-organismos parasitas se espalham pelo ambiente através da produção de muitos esporos, que são levados pela água e pelo ar, ou através de animais vetores (moscas, mosquitos, carrapatos etc.). Obtêm alimento principalmente por absorção ou pinocitose.
Resposta. Resposta:Algas estão sendo usadas como alimento pelos seres humano, apenas algumas. Já os protozoarios são nocivos para os humanos e podem ser classificados como inimigos, porem estão apenas seguindo seu ritmo de cadeia alimentar.
Os fungos desempenham o papel de decompositores na natureza, com cadáveres e resíduos de seres vivos. Uma parte dos sais resultantes é destinada para a sua nutrição, a fim de absorver somente uma parte para a sua nutrição, a outra fica no ambiente.
A macroalga Sargassum forma extensos bancos ao longo de toda a costa brasileira, principalmente no litoral das regiões sudeste e sul. Esta alga possui vasta importância para a fauna e flora dos ambientes onde ocorre, além de possuir uma importante aplicabilidade econômi- ca, principalmente como fonte de alginato.
Importância ecológica : as algas do fitoplâncton são as maiores produtoras de gás oxigênio de todo o mundo e são consideradas o pulmão do mundo. Além disso, são o pasto marinho, pois são a base da cadeia alimentar marinha.
Resposta. As algas podem ser utilizadas como alimento, sendo ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais. Elas também podem ser utilizadas na fabricação de gomas, corantes naturais, pastas e gelatinas. Das algas vermelhas se extrai o ágar, utilizado como espessante e estabilizante.
Essa alga também é um ingrediente tradicional na medicina oriental e está sendo estudada em pesquisas de combate ao câncer e à Aids: há sinais de que os polissacarídeos (um tipo de carboidrato) do sargaço ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a inibir o crescimento de tumores.
As algas marinhas fornecem boa parte do oxigênio do planeta, entre outros benefícios. As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos) e contribuem significativamente para a produção de oxigênio disponível.
(UFC) A grande importância ecológica das algas planctônicas é devido ao fato de elas proporcionarem: ... As algas planctônicas são organismos fotossintetizantes que se destacam pela produção de grande quantidade de oxigênio.
O fitoplâncton ou algas planctônicas é encontrado na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, pois serve de alimento para organismos maiores; isto é, realiza a parte principal da produção primária em ambientes aquáticos, sobre todos os animais marinhos.
Floração: é um crescimento excessivo de algas podendo-se observar alterações na coloração da água: manchas de cor vermelha, marrom ou azul-esverdeada. O que causa a ocorrência de florações? O excesso de nutrientes e/ou períodos de calmaria após chuvas ou ventos fortes.