Podemos citar, o conhecimento Filosófico que busca interrogar e compreender a essência das coisas, não se baseando na religião para chegar em uma resposta. O Conhecimento Científico: O conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.
O mais apropriado seria usar epistemologia para designar o estudo das ciências e gnosiologia para a capacidade humana de conhecer. O importante é ter claro que como ciência, a psicologia recorre a epistemologias para o estudo do ato cognitivo de conhecer (gnosiologia).
A teoria do conhecimento ou problema gnosiológico visa saber a relação entre o sujeito que conhece e o objeto do conhecimento. Trata-se de um dos problemas de suma importância da Filosofia, senão o mais estratégico para compreender a diversidade de opiniões e posicionamentos no Direito Público.
O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.