O Clã Olímpico, mais conhecido como Família Cullen ou Clã dos Cullen, é um clã de vampiros vegetarianos que vive em Forks, Washington. Este clã é composto pelo patriarca Carlisle e pela matriarca Esme, e por seus filhos adotivos Edward Cullen, Alice e Emmett Cullen, assim como Jasper Hale e Rosalie Hale.
Edward deixou a família por algum tempo na década de 20 para se alimentar de sangue humano, tendo como alvo apenas criminosos, pessoas da pior espécie. Mesmo assim ele se arrepende desse estilo de vida e volta quatro anos depois. Pouco tempo depois Carlisle transformou Rosalie, que estava em seu leito de morte, após ser agredida por seu noivo e amigos. Ela vai atrás de todos e se vinga, mas logo volta à família Cullen com medo da solidão.
Quando humano, Carlisle foi descrito como "inteligente, carinhoso e compassivo", coisas que ele levou para a vida de vampiro. Ele também foi persistente e inteligente o suficiente para monitorar criaturas humanoides tais como vampiros e bruxas. Sua compaixão o levou a se tornar um médico o qual, por sua vez, o levaram a desenvolver uma quase perfeita imunidade para o aroma de sangue humano. A sua forte capacidade de amar é vista por seu carinhoso relacionamento com Esme, sua esposa, Edward, Alice, Jasper, Rosalie e Emmett seus filhos adotivos, e com Bella, esposa de Edward, a quem Carlisle ama e cuida como se fosse sua própria filha.
Data de transformação em vampiro: 1918 Originalmente de: Chicago, Illinois. Cor do cabelo: Bronze. Cor dos olhos: Originalmente verde – dourado/preto de vampiros. Altura: 1,84 Descrição física: Não é musculado, mas não é magrinho. Aparência de miúdo. Cabelo desalinhado. Talentos Especiais: Lê mentes. Ocupação: Atualmente estuda na Forks High School. Como membro da família: Filho natural de Edward e Elizabeth Masen; filho adotivo de Carlisle e Esme Cullen; irmão de Alice e Emmett Cullen, assim como de Rosalie e Jasper Hale. Fonte da mudança: Carlisle Cullen
Em Crepúsculo, Emmett Cullen, a princípio, não gosta nada do romance entre Bella e Edward, pelo fato de não poderem ser expostos, e para apoiar Rosalie. Mas, acaba gostando da Bella, achando engraçado suas atitudes hilárias. E ajuda a derrotar James quando este está caçando Bella.
Carlisle ficou aterrorizado com o que havia se tornado e tentou se matar de diversas formas, entre elas inanição, afogamento, pular de penhascos, etc. Nada funcionou graças a sua força e poder de um vampiro "recem-criado". Desesperado, ele atravessou o Canal da Mancha a nado, e ao "chegar do outro lado", atacou e se alimentou com o sangue de um rebanho de cervos. Ele então descobriu que poderia viver se alimentando de sangue animal, ao invés de sangue de pessoas. O que ele considerou mais humano.
Data de transformação em vampira: 1921 – tinha 26 anos. Originalmente de: Columbus, Ohio. Cor dos cabelos: Caramelo. Altura: 1,65 Descrição física: Rosto em formato de coração; pequena; magra, mas bem feita. Habilidades especiais: Habilidade de amar apaixonadamente. Ocupação: Restauração de antiguidades. Como membro da família: Casada com Carlisle. Fonte da mudança: Carlisle Cullen.
Edward é o primeiro e único namorado de Bella. A relação se torna difícil, pois o vampiro sente uma atração muito forte pelo sangue dela, mas isso é contornado no final do segundo livro. Ele diz que a sensação de perdê-la é incomparável ao desejo que ele sente. Bella, por ser um imã de perigo, acaba por colocar essa relação em crise algumas vezes. Edward, sempre muito preocupado com o bem-estar dela, se afasta durante New Moon, achando que ele e sua família estão colocando-a em risco. Depois, obrigado pelos Volturi e pela vontade de Bella, Edward concorda em transformá-la em vampira para que eles possam viver juntos, para sempre.Em Eclipse acaba se formando um 'triangulo amoroso' entre ele,Bella e Jacob, mas Bella, por falta de autoconhecimento não percebe que também está apaixonada por Jacob, fazendo escolhas durante o livro que magoam tanto a ela, quanto a Jacob e Edward, mas no fim, quando finalmente percebe seus verdadeiros sentimentos com relação a Jacob e percebe todos os erros que cometera, sente-se extremamente culpada por todo sofrimento que ela causou e poderia ter evitado; porém Bella nunca se apaixonou, e a primeira vez que isso ocorre é algo tão intenso que ela nunca poderia ser culpada por não notar uma forma muito mais sutil de amar. No fim aceita sua culpa e aceita o pedido de casamento feito por Edward no final de Lua Nova, com a promessa de que ela se casará com ele cumprida, agora seria a vez de Edward de cumprir sua parte na promessa, ter relações sexuais com Bella antes de sua transformação para vampira. Em amanhecer, inesperadamente, ela engravida de Edward,tendo uma gestação difícil pois o bebe é mais forte que ela e por ser meio vampiro o feto suga seu sangue e energias, por crescer em ritmo muito acelerado, Edward teme pela vida de sua amada. Depois de quase morrer no parto, tendo costelas e a coluna gravemente fraturadas, Edward a transforma em vampira, como prometido a ela em Eclipse. Bella é imune á vários poderes e também ao poder de Edward que é ler mentes, depois de transformada em vampira, Bella descobre que tem um escudo dentro dela depois de treinar bastante ela consegue deixar que Edward leia seus pensamentos. Bella faz de tudo para o proteger quando transformada.
Bella nasceu no dia 13 de Setembro de 1987 na cidade de Forks, Washington, sendo filha de Renée Dywer e Charlie Swan. Ela morou com a mãe até seus dezessete anos no bairro de Paradise Valley, em Phoenix, Arizona. Sua relação com seu pai é difícil pelo fato de ambos serem tímidos em relação aos sentimentos e não saberem demonstrar. Bella cria uma rejeição a Forks muito forte, principalmente pela sua chuva constante. Mas, devido ao casamento de sua mãe com Phil Dywer (um jogador de beisebol) e à sua vontade clara de viajar com o novo marido, Bella decide se mudar para a casa do pai. É a partir dessa mudança que se inicia sua aventura.
Estava estudando na Itália, quando conheceu os líderes Volturi, que incluíam três vampiros, Aro, Marcus e Caius. Eles eram mais civilizados e refinados do que os vampiros dos esgotos de Londres, porém ainda assim se alimentavam de sangue humano. Mesmo que eles tentassem convencer Carlisle a beber sangue humano, ele não quis e então resolveu seguir para o "Novo Mundo". Acabou indo trabalhar em um hospital em Chicago durante a epidemia da gripe espanhola, trabalhando durante o turno da noite e, depois fingindo dormir em casa, sentia-se culpado por não poder salvar mais vidas durante o dia. Durante a epidemia, Carlisle encontrou Elizabeth Masen, que tinha a doença, porém havia chances de viver, se não fosse por se mostrar tão persistente ao querer ela mesma cuidar do filho, Edward, que estava morrendo de Influenza também. Elizabeth implorou para que Carlisle curasse seu filho alegando saber que ele era o único capaz disso. Nisso, Elizabeth morreu. Embora estivesse confuso, Carlisle percebeu que Edward estava prestes a morrer e sozinho no mundo. Então, transformou-o em vampiro, em 1918, saindo assim de sua solidão. Pouco depois, em 1921, se mudaram para Wisconsin, onde tratou de Esme, depois de uma fracassada tentativa de suicídio pela perda de seu filho. Carlisle se sentiu obrigado a salvá-la e se apaixonou por ela. Se casaram algum tempo depois.
Data de transformação em vampiro: Depois de 1663 – ele tinha 23 anos. Originalmente de: Londres, Inglaterra. Cor de cabelo: Loiro. Cor dos olhos: Dourado/preto de vampiro. Altura: 1,84 Descrição física: Muito lindo, como uma estrela de cinema. Talentos Especiais: Compaixão. Ocupação: Médico. Como membro da família: Casado com Esme, considera Edward, Rosalie, Emmett, Alice e Jasper como seus “filhos”. Fonte da mudança: Desconhecido.
O clã dos Cullen são amáveis e dão grande ênfase à vida humana, o que pode ser visto durante toda a saga. Mesmo para transformar Bella em vampira eles relutam muito, especialmente Edward, por não querer que sua amada se tornasse um "monstro". Seus hábitos vegetarianos também anulam o instinto de competição entre si, fazendo com que seus laços de amor e fraternidade sejam honestos e fortes.
Em Amanhecer, Bella começa o livro se preparando para seu casamento com Edward e morta de vergonha pois crê que todos ao seu redor fofocam e riem de seu casamento precoce. Andando pelas ruas, ela vê os cartazes (espalhados pelo seu pai) com a foto do seu melhor amigo pelo seu repentino desaparecimento. Todos na cidade ficam preocupado com isso, porém quem o conhece sabe que ele não está realmente correndo perigo pois ainda mantém contato com seus 'irmãos'. Todo o drama de Jacob não impede Bella e Edward de realizarem seus planos de casamento e os dois vão passar a Lua de Mel na ilha de Esme, uma ilha comprada pelo marido de Esme, Carlisle e que foi dada a ela de presente. A ilha é localizada perto do Rio de Janeiro. Durante a Lua de Mel, Bella engravida e precisa voltar imediatamente para Forks. Sendo o primeiro caso já ouvido por ambos, Bella gesta com muito esgotamento e contra a vontade de Edward - que se preocupa com a sua saúde - a criança meio-humana e meio-imortal. Quando percebe que está grávida, Bella diz que chamará a criança de EJ (Edward Jacob) se for menino e Renesmee Cullen, junção dos nomes Reneé e Esme, se for menina. O apelido de Renesmee é Nessie, para grande desespero de Bella, que julga o apelido como "Monstro do Lago Ness" (Nessie Cullen). Jacob é que deu esse apelido a Renesmee, já que teve por ela um imprinting (quando um lobisomem encontra algo equivalente à sua alma gêmea, porém é um pouco mais forte e impossibilita os dois envolvidos de ficarem afastados de ambos). Bella chega a quase morte por causa do parto e é salva por Jacob, que mantém seu coração batendo para que Edward, com o seu veneno, a transforme. A partir daí, torna-se uma vampira. Por algum tempo tudo fica bem, até Alice Cullen ter a visão que uma vampira aparentada dos Cullen (Irina Denali) vê Renesme e pensa que ela é uma criança imortal, por isso, vai até os Volturi para matarem a criança (pois era proibido criar crianças imortais, já que estas eram incontroláveis). Os Cullen então montam um exército de testemunhas para impedir que Renesmee seja morta, e contam com a ajuda dos lobisomens de La Push, já que Jacob Black teve a sua imprinting com a pequena Nessie (o que faz Bella quase matar Jacob, literalmente, quando descobre). O encontro com os Volturi é tenso, pois Edward sabe que mesmo que as suspeitas dos Volturi se provem falsas, eles farão de tudo para destruir os Cullen e fazer Edward e Alice se juntarem ao clã Italiano. Alice, então, apresenta a Aro um meio-sangue, filho de vampiro com humana, que cresceu até os 7 anos, quando atingiu aparência adulta, e nunca mais se modificou.
O primeiro a ser transformado por Carlisle é Edward, em 1918, durante a gripe espanhola. Ele estava em seu leito de morte e Carlisle o transformou para que ele se salvasse. Em 1921 Carlisle transforma Esme, que tinha tentado suicidar-se sem sucesso. Eles já haviam se encontrado em 1911, quando ele, como médico, a atendeu. Logo eles se apaixonaram e se tornaram marido e mulher.
Emmett tinha 20 anos e vivia em Gatlinburg, Tennessee, em 1935, quando foi atacado por um urso. As lesões do ataque foram graves. Ele foi encontrado por Rosalie, que tinha ido caçar na área no momento. Emmett lembrava o filho da amiga de Rosalie, Henry, porque tinha as mesmas maçãs do rosto, covinhas, e aparência inocente. Ela transportou-o mais de uma centena de quilômetros para Carlisle Cullen, pedindo-lhe para poupar a vida de Emmett, transformando-o num vampiro. Emmett acabaria por se juntar à família de Carlisle, mas inicialmente tinha problemas de adaptação à dieta da família de sangue animal. Depois de um tempo, não achou tão negativo deixar para trás a humanidade e passou a ter Rosalie como um anjo que apareceu em sua vida. Os dois se casaram e são extremamente felizes juntos, pois se completam. Como a habilidade de Emmett é a sua força, ele eRosalie Hale são imensamente mais físicos do que intelectuais, o que os torna o par perfeito. Já se casaram diversas vezes, só por causa da cerimônia. Emmett faria qualquer coisa para deixar Rosalie feliz, e já que Rosalie gosta de atenção e adora se mostrar, eles casam-se várias vezes com o passar dos anos. Algumas vezes ele e Rosalie moram longe dos outros, como um casal recém-casado.. Em Crepúsculo, Emmett desconfia de Bella,(não mais do que Rosalie) mas acaba por gostar dela.