Karl Ferdinand Braun
O modelo atômico de Thomson foi proposto no ano de 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson ou, simplesmente, J.J. Thomson. ... Thomson, a partir de seu modelo, confirmou e provou a existência de elétrons (partículas com carga elétrica negativa) no átomo, ou seja, o átomo possui partículas subatômicas.
No Tubo de Raios Catódicos os elétrons (pequenas partículas com carga elétrica negativa) são atraídos pelo pólo positivo (ânodo), emergindo do pólonegativo (cátodo), por isso sendo chamados de Raios Catódicos.
Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.
Enquanto a razão massa-carga m/q de alguns íons já era conhecida por intermédio de métodos eletroquímicos, a razão m/q do elétron foi obtida apenas em 1897. ... Em alguns casos, no entanto, o inverso da razão m/q é adotado e o seu valor aceito atualmente é q/m = 1.
Quando uma alta voltagem é aplicada entre os eletrodos ocorre uma descarga elétrica fluindo como um feixe de elétrons que se desloca. Os gases no interior do tubo emitem luz quando atingidos pelos raios catódicos . O FEIXE SE PROPAGA EM LINHA RETA.
Crookes