O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.
Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.
No entanto, assim como os italianos e gregos de hoje, os romanos e gregos tinham uma ampla gama de tons de pele, estendendo-se desde o muito pálido até o amorenado, tendo a maioria deles uma compleição mais ou menos intermediária de um tipo dito "cor de oliva".
Os gregos ou helenos (em grego: Έλληνες, transl.: Éllines, "helenos") são uma nação e um grupo étnico que tem habitado a Grécia desde o século XVII a.C.. Atualmente eles são principalmente encontrados na península grega do sudeste da Europa, nas ilhas gregas e em Chipre.
A identidade grega, representada sobretudo por uma expressão cultural que opunha o mundo grego ao não-grego, não significava unidade. Ao contrário, as rivalidades e disputas e a desagregação políticas eram características dominantes nas relações entre as cidades gregas.
Resposta: O que unia as cidades gregas eram fatores como a língua, a religião e a proximidade territorial. Os gregos uniam-se para a pratica dos jogos olímpicos, dos quais participaram diversas Cidades Gregas. ... A religião grega era politeísta, eles adoravam vários deuses.
A poesia, a história, as artes plásticas e a arquitetura foram também muito importantes na cultura grega. A religião politeísta grega tinha uma forte marca humanista. Os deuses possuíam, ao mesmo tempo, características humanas e divinas. Os heróis gregos (semideuses) eram os filhos de deuses com mortais.
As principais cidades formadas na Hélade foram Atenas, Esparta e Tebas. Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios.
Os macedônicos eram um povo que habitava o norte da Grécia, sendo um dos últimos a se estabelecerem naquela região. Eles tinham cultura e idioma de origem grega. Em 338 a.C., os macedônicos conquistaram o território.
Por volta de 1200 a.C., os dórios habitaram diversas regiões da Grécia que, aos poucos foram conquistando, nas regiões da Ática, Peloponeso, Ilha de Creta. Os dórios tinham uma cultura e um dialeto próprios, embora não dominasses a escrita.
Das poucas particularidades em comum, os povos gregos eram politeístas. ... Os gregos também são chamados de Helenos pelo fato de, na Antiguidade, a Grécia ser conhecida como Hélade.
Heleno: Significa “grego”, “portador do dom da profecia” ou “o reluzente”. ... Os helenos são conhecidos por terem sido os ancestrais do povo grego. De acordo com a mitologia grega, Heleno era o filho de Príamo e da rainha Hécuba, irmão gêmeo de Cassandra.
O termo helenos era usado pelos gregos para se referir a eles próprios, sendo que eles são um grupo étnico e um povo que habita a península báltica na região que conhecemos atualmente como a Grécia desde o século 18 antes de Cristo. Abraços!
Resposta: Chegam ao poder através de Conquistas e lutas, e os gregos estabeleceram tradições de justiça e liberdade individual. Explicação: Os primeiros gregos chegaram à Europa pouco antes de 1 500 a.C., e durante seu apogeu, a civilização grega governara tudo o que se incluía entre a Grécia, o Egito e o Indocuche.
A estrutura social espartana estava dividida em espartanos ou esparciatas, os aristocratas herdeiros dos dórios que estavam na cúpula; os periecos, os habitantes antigos da região da Lacônia que geralmente exerciam funções como o artesanato e o comércio; e os hilotas, escravos que serviam aos esparciatas geralmente no ...
Aristocracia
Resposta. o regime dos Esparta era chamado de oligárquico. e o de atenas aristoscrático.
Resumo. Anterior a implementação da Democracia em Atenas, a cidade-estado era controlada por uma elite aristocrática oligárquica denominada de “eupátridas” ou “bem nascidos”, os quais detinham o poder político e econômico na polis grega. ... Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas.