Fonte de energia. Geralmente o amido de arroz é muito digerível e pode ser absorvido rapidamente. A ingestão de hidratos de carbono de alto índice glicémico, resulta útil durante os exercícios prolongados para manter os níveis de glicose no sangue e atrasar o surgimento da fatiga.
O arroz fornece ao organismo ferro, potássio, fósforo, magnésio e vitaminas B1, B2 , B3 e B6. Porém, quando o grão seco é lavado antes de ser cozido, parte dos nutrientes se perdem. Portanto, não é recomendado a lavagem desse alimento. O arroz é um produto não perecível, não sendo um bom veículo de bactérias.
Por que não é correto lavar arroz? O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Motivo: como a casca do grão foi retirada, ele está desprotegido. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo.
Aquela poeirinha branca que aparece na lavagem do arroz e que deixa a água branca não é sujeira. Uma das fases do beneficiamento do arroz é o processo de polimento, que é necessário para deixar os grãos lisinhos e branquinhos. Assim, os resíduos dos próprios grãos ficam grudados em forma de poeira.
O arsênico é um elemento que se faz presente no arroz como resultado de desequilíbrio ambiental causado pela ação humana. O arsênico pode ser encontrado em plantas, animais, rochas, solos ou dissolvido em água. Ele é naturalmente encontrado na natureza, mas seus níveis vêm aumentando por conta da poluição.
Como preparar arroz para remover o arsênico
No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
7 horas
Adeus, grude: veja dez dicas para deixar o arroz soltinho
O arroz parboilizado é muito mais nutritivo do que o arroz branco polido, pois o processo de parboilização mantém as fibras e proteínas, enquanto o arroz branco vê seus nutrientes indo embora com sua casca. No entanto, se comparado ao arroz integral, o arroz parboilizado não é a opção mais nutritiva.
Quais os benefícios do arroz parboilizado?
O arroz vermelho tem origem na China e seu principal benefício é ajudar a reduzir o colesterol. A cor avermelhada é devido ao seu alto teor do antioxidante antocianina, que também está presente em frutas e legumes vermelhos ou roxos.
Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares.
Arroz Branco A grande desvantagem é ser um alimento refinado, ou seja, possui apenas carboidrato, sem vitaminas, minerais e fibras. Não é o indicado para ser consumido no dia a dia.