As “pessoas da sala de jantar” se preocupam com trivialidades e passam pela vida sem maiores conquistas que não nascer e morrer.
Panem et circenses foi uma política desenvolvida durante a República Romana e o Império Romano. ... Desse modo, a partir da segunda metade do século XX alguns historiadores e arqueólogos começaram a buscar e descobrir mais informações sobre tal camada e a real influência do pão e circo sobre a plebe.
Mas em 1968, com a prisão e exílio de Caetano e Gil, o Tropicalismo acabou dando lugar a um estilo denominado de Pós-Tropicalismo. As letras desse estilo eram diferentes do que era feito pelos artistas tropicalistas. Canções com letras tristes, que enfatizavam derrotas, solidão, partidas, baixo astral e escuridão.
A principal proposta do tropicalismo foi promover uma revolução estética e comportamental na cultura brasileira. A ideia era utilizar elementos da linguagem pop, ingerindo tendências comportamentais e artísticas da época, para expressar algo novo.
Canções tropicalistas que fizeram sucesso
O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura cultural que, na música, tem como marco o lançamento, em 1968, do disco Tropicália ou Panis et Circencis. Seus participantes foram os cantores-compositores Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, a cantora Gal Costa, a banda Os Mutantes e o maestro Rogério Duprat.
O tropicalismo defende o Brasil do Brazil! Explicação: A tropicália é um movimento artístico brasileiro que defendia a liberdade de expressão e artística dos brasileiros. Assim como o movimento modernista, a tropicália quer criar obras de artes que tenham influencia e impacto na cultura brasileira.
Tropicalismo ou Tropicália foi um movimento cultural brasileiro, concentrado entre os anos de 1968 e 1969, que marcou profundamente diversas formas de expressão artística, como a música, o cinema, o teatro, a poesia e as artes plásticas.
Principais propostas estéticas: Grande rejeição à contracultura. Rejeição ao uso de elementos do rock'n roll. Uso da linguagem pop.
Tropicália: do baião nordestino à música pop americana O grupo dos baianos, ao contrário dos bossa-novistas, mais voltados para temas cariocas, conciliava o conhecimento da bossa nova com o interesse pelo baião nordestino, pela música pop americana e outros fenômenos musicais universais.