Acidente x Incidente: um exemplo prático Imagine que um funcionário carrega uma caixa de um departamento até outro. No meio do caminho, ele deixa a caixa cair, sem querer, de maneira imprevista. Se esse evento não causar nenhum dano físico ao funcionário ou de material para a empresa, se trata de um incidente.
O substantivo refere-se a um acontecimento imprevisto, mas de pouca importância. Quando se diz que algo é incidental, quer-se dizer que é secundário, assessório a um fato principal. ex¹: Durante a festa, ocorreu um pequeno incidente que logo foi resolvido.
Incidente: evento ou circunstância que poderia ter resultado, ou resultou, em dano desnecessário ao paciente.
Dentre algumas circunstâncias podemos citar a falta de atenção durante a tarefa, ritmo excessivo de trabalho, falta de treinamento, o não cumprimento de procedimentos de segurança da empresa, o descumprimento de normas, pressa para finalizar o produto final e brincadeiras entre os colaboradores.
Prevenção de Acidentes no Ambiente de trabalho
Podemos definir Prevenção, como o conjunto de práticas de análise e controle dos riscos que, desenvolvidas de forma continuada, num espírito de melhoria contínua, têm vista a evicção da sinistralidade laboral.